Mudanças climaticase politicas publicas

366 palavras 2 páginas
Márcia Maria Guizi
RA: 4415673593
Aula-tema 02: Panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticas públicas emergentes
Mudança climática é a variação do clima em escala global.
O efeito estufa é um dos processos que faz com que essa mudança aconteça, ele ocorre quando a radiação infravermelha é absorvida por gases presentes na atmosfera, e com isso vem consequência, o calor não é liberado para o espaço ficando retido. Mas ele é vital na presença da vida, pois sem ele não poderia existir vida na terra, mantendo o planeta aquecido e assim garantindo a sobrevivência dos seres vivos.
O fator que mais influencia na mudança climática é a ação Humana. Esta realidade vem sendo observada há muitos anos, mas, principalmente, a partir da Revolução Industrial. E desde então muito pouco está sendo feito para impedir ou minimizar a liberação destes gases.
Atualmente a emissão de gases é em grande proporção, dessa forma causa diversas consequências nos climas de diversos países, também catástrofes naturais. As causas deste problema estão associadas à emissão de gases poluentes, assim formam uma barreira ainda mais espessa na atmosfera, com isto impedindo que parte do calor absorvido pela terra seja refletida.
Um dos maiores causadores do efeito estufa é a queima de combustíveis, fosseis como petróleo (gasolina, querosene, Diesel ,etc.).Muitos vezes os maiores países se reunirão para tentar fazer algum tratado para diminuir a emissão desses gases, mais alguns desse países dizem que se pararem a poluição para o desenvolvimento
As mudanças sugeridas no Código Florestal Brasileiro podem trazer graves prejuízos aos países, pois não podemos prever a quantidade de mata siliar que vamos perder.
Dentre as muitas consequências esperadas por estas alterações estão a extinção de espécies de muitos grupos de plantas, animais vertebrados ei invertebrados, o aumento de emissão de CO2, a propagação de doenças. Assim o novo código florestal contribui para o aquecimento

Relacionados

  • Gest O Ambiental
    8786 palavras | 36 páginas