Projeto leitu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEA
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EM EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO.





















Projeto de trabalho






















APARECIDA DE GOIÂNIA
2012 /01

Denisa de Sousa Silva BernardoProjeto de Trabalho apresentado ao IDEA – Instituto de Desenvolvimento em Educação, sob a orientação do Prof. José Isaías de Sousa Silva, como requisito parcial para obtenção do titulo de Especialista em Ed. Infantil e alfabetização.

























APARECIDA DE GOIÂNIA
2012 /01




SUMÁRIO1. Nome do projeto

2. Eixo temático

3. Problemática

4. Fundamentação teórica

5. Justificativa

6. Objetivos

7. Cronograma

8. Ações necessárias

9. Metodologias

10. Conteúdos

11. Recursos

12. Avaliação

13. Síntese /Culminância

14. Bibliografia1-Projeto: “Quem conta, reconta... faz de conta”.


2-Eixo temático: Pluralidade cultural


3-Problemática: Por meio de experiências percebemos o quanto a historia nos auxilia na alfabetização e no trabalho de faz de conta na educação infantil prende a atenção das crianças nos momentos de agitação e dispersão da turma. Sendo assim um auxilio na alfabetização.4-Fundamentação teórica:


Uma abordagem dos métodos: Um método de alfabetização que leve em conta o processo de aprendizagem, deve deixar um espaço para que o aluno exponha suas idéias a respeito do que aprende. Neste sentido o educador estará fazendo um trabalho de alfabetização visando o ensino e a aprendizagem de maneira equilibrada e adequada.

Segundo CAGLIARI (1998), “existem dois métodos, umvoltado para o ensino e outro voltado para a aprendizagem”,(p.108) o primeiro tipo, que enfoca o ensino, é considerado por ele inadequado porque nele a situação inicial do aluno é considerada uma página em branco onde serão acrescentados informações uma após a outra enfocando o conhecimento já dominado e para isso, decorar é fundamental. O autor cita como exemplo mais corriqueiro deste método, o usodas cartilhas, onde o aluno precisa desmembrar palavras, decorar os pedaços e com eles construir outras palavras.
No segundo tipo de método, que enfoca a aprendizagem, é centrado na reflexão onde o aprendiz utiliza todo conhecimento adquirido a partir do momento que nasce para refletir sobre todas as coisas. Esse método prega que o ensino é igual para todos enquanto a aprendizagem é diferenciadapara cada indivíduo, isto é, cada um tem momento adequado para aprender.

Uma abordagem da alfabetização (Emília Ferreiro)
O trabalho de Emília é de fundamental interesse para quem se preocupa com o progresso do individuo ao se deparar com a alfabetização, ou melhor, com a aprendizagem da leitura e da escrita (lecto-escrita). Ela certificou-se de que os caminhos para “reinventar” a escrita sãoos mesmos para todas as crianças, independente da classe social. Ela considera a criança um ser cognoscente na medida em que busca a aprendizagem dos conceitos da escrita.

Emília Ferreiro não criou nenhuma metodologia específica, contudo, cabem a nós, educadores, buscar a melhor maneira de ajudar nossas crianças a construir sua aprendizagem e adaptar nossa prática metodológica à teoriacomprovada pela pesquisadora.

Conhecer a pesquisa de Emília Ferreiro e Ana Teberosky é de suma importância para o professor para que possa entender o processo e a forma pelos quais a criança aprende a ler e escrever, para detectar e entender os “erros construtivos” característicos das fases em que encontra a criança e para saber desafiar seus alunos, levando-os ao conflito cognitivo, ou seja,...
tracking img