Mucosa bucal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O epitélio é um tecido celular existentes no animais, formado por uma só ou varias camadas, que limita as superfícies externas e internas do corpo.
O epitélio bucal, tal como oproprio nome indica, o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizando por apresentar células arredondadas ou alongadas que não possui parede celular rígida como as celulasvegetais.
Na aula de laboratório observamos a mucosa bucal de alguns alunos da sala. O conceito de membrana e: Membranas mucosas são estruturas que forram superfícies úmidas de cavidades do corpo,que se comunicam com o meio externo. Constituída pela associação de epitélio mais tecido conjuntivo. A mucosa se define como: O que reveste toda a cavidade bucal é a membrana mucosa bucal ousimplesmente, mucosa bucal. Esta mucosa apresenta características estruturais diferentes, dependendo da região considerada. Isto ocorre porque esta mucosa se adapta frente as agressões funcionais frente amodificações evolutivas e também sofre modificações reversíveis em resposta a função e ao uso.
A mucosa bucal ela tem verias partes como: (01) Epitélio do tipo estratificado pavimentoso (escamoso).(02)Membrana basal que delimita o epitélio do conjuntivo. (03)Lâmina própria - Tecido conjuntivo sub epitelial. (04)Submucosa - Quando a mucosa é separada do osso por uma camada de tecido conjuntivofrouxo, ou adiposo ou glandular, com vasos sanguíneos calibrosos e nervos. (05)Mucoperiósteo - Quando a mucosa se liga diretamente ao osso.







Material
-Águadestilada
-Laminas
-Espatula de madeira
-Papel de filtro
-Azul de metioleno
Objetivo
O principal objetivo e obsevar a celulas do eptelio bucal para nos ajudar acompreender melhor.
Na aula de laboratorio foi comparado duas mucosas bucais, um aluno que tinha usado exaguante bucal e outro aluo que não havia usado, e com isso foi reparado uma diferença...
tracking img