Mst na cef

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA

TRABALHO – MÉTODOS E SISTEMAS DE TRABALHO

EMPRESA: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Agência: Avenida Pontes Vieira, esquina com Desembargador Moreira

Engenharia de Produção Mecânica
Professor: Heráclito Jaguaribe

Eudoro Magalhães
Igor Perdigão
Mércio Pinheiro
Ricardo Moreira
Tadeu Rodrigues

Novembro/2010

INTRODUÇÃOA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL é uma empresa que possui uma diversificada quantidade de operações, em grande volume. Ela atua não somente como banco comercial, mas também presta serviços aos trabalhadores, promovendo habitação, infra-estrutura e saneamento e buscando o desenvolvimento social.
Com todo esse aparato de serviços, a CAIXA se tornou um grande mercado, e como todo mercado, existesempre uma rotatividade muito grande de pessoas, serviços, e capitais, fazendo que sociedade exigisse melhor desempenho em relação à prestação de serviços.
Ao visitar a agência da CAIXA, a equipe do trabalho foi recebida pelo gerente Mário, que citou algumas das diversas operações realizadas pelo banco. A validação do depósito de cheques foi a operação escolhida para ser objeto de análise dotrabalho, pois se trata de uma operação relativamente regular (apresenta certo padrão) e não tão longa. A equipe teve liberdade para conhecer a agência e pôde ter acesso ao setor de caixas internos, no qual a operação a ser estudada era realizada.

OBJETIVOS
O presente trabalho consiste no estudo dos métodos e dos tempos do processo de validação de cheques da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.O estudo inclui a elaboração dos gráficos de métodos, a análise da operação e do operador, a cronometragem dos tempos de operação (de acordo com o número de ciclos a ser cronometrado), a determinação do ritmo do operador, a verificação do número inicial de ciclos, a determinação do tempo normal, a análise das tolerâncias e, finalmente, o cálculo do tempo-padrão de operação. Além disso, o estudoinclui a análise do layout de trabalho e a sugestão de implantação de melhorias.
Através desse estudo, a equipe do trabalho pôde tirar algumas conclusões acerca da operação e pôde sugerir algumas melhorias a serem feitas. O estudo de tempos e métodos tem como objetivo o aumento da produtividade do trabalho, por meio de melhor utilização dos recursos, de máquinas, de instalações e demão-de-obra.

OPERAÇÃO: Processo de validação do depósito de cheques
FLUXOGRAMA:
- Recolher os envelopes com dinheiro (espécie ou cheque) depositado nos caixas automáticos.
- Colocar os envelopes recolhidos dentro dos malotes.
- Levar os malotes até o setor de caixas internos.
- Colocar os malotes nas caixas.
- Abrir os malotes.
- Separar os envelopesque contêm dinheiro em espécie dos que contêm cheque.
- Iniciar validação dos cheques.
[pic]

[pic]
GRÁFICO DA MÃO DIREITA E MÃO ESQUERDA
(Descrição da operação):

[pic]

Layout da agência

Obs: O setor de atendimento de pessoa jurídica está acima da sala de auto-atendimento.

OPERADOR
Daniele Lopes de Almeida:

- 31 anos.

- Nutricionista.

-Concursada, é funcionária da agência há 3 anos e 10 meses e está há 1 ano e meio no setor de caixas internos.

- As maiores dificuldades que enfrenta na operação é o fato de lidar com o dinheiro de terceiros e ter que cumprir os prazos.

- 6 horas de trabalho.

TEMPOS CRONOMETRADOS:
Observações: em algumas vezes, o operador não pôde completar a validação do depósito. Conseqüentemente,não se conseguiu medir o tempo da operação. Isso pode ter sido causador por:
1) O valor real do cheque (digitado pelo operador) divergiu do valor informado pelo cliente.

2) O cliente não assinou o cheque.

3) O cheque era da própria agência. Nesse caso, antes da validação, é preciso conferir a assinatura do cliente, para saber se o cheque é realmente verdadeiro....
tracking img