Movimentos sociais e midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A relação entre movimentos sociais e mídia, sempre foi uma relação marcada pela instabilidade e injustiças. A mídia ao longo dos anos tem contribuído para uma imagem negativa e um retrocesso nos movimentos sociais. Devido a esses motivos ao longo do trabalho será explicada a relação entre mídia e movimentos sociais, tendo como principal foco o Movimento dos Trabalhadores Rurais SemTerras (MST) e dois grandes agentes de comunicação: a Revista Veja e a Rede Globo de Televisão. Ao analisar artigos da Veja e reportagens da globo, junto com um embasamento em uma biografia já existente sobre o assunto tentaremos explicar algumas questões fundamentais: 1) Por quais motivos esses meios de comunicação retratam o MST de uma maneira negativa, 2) Quais são as principais consequênciasdessa relação e 3) Como poderia ser alterada essa imagem negativa, que o MST tem diante da população brasileira, “controlada” pelos meios de comunicação.
Movimentos Sociais
Para podermos analisar essa relação, o primeiro passo deve ser a definição do termo movimentos sociais e uma breve explicação da importância deles para o desenvolvimento do Brasil.
Existem duas definições clássicas dotermo: a primeira delas é a de controle de ação histórica de Alain Touraine, ou seja, para ele, os movimentos sociais são a ação conflitante dos agentes das classes sociais (luta de classes). Já para Manuel Castells, movimentos sociais são sistemas de práticas sociais contraditórias de acordo com a ordem social urbana/rural, cuja natureza é a de transformar a estrutura do sistema, seja através de açõesrevolucionárias ou não, numa correlação classista e em última instância, o poder estatal.
Por meio dessas duas definições, já é possível ver a importância que os movimentos sociais têm para o desenvolvimento de uma nação. Isso se deve pelo fato deles agirem como transformador da estrutura existente e por representarem uma parcela significativa da população que não têm as mesmas facilidades daselites para expor seus meios de pensamento (mídia) ou para lutar por suas necessidades (força política).
É necessário também ressaltar as grandes conquistas dos movimentos sociais no Brasil. O movimento das mulheres e feministas foi o grande responsável pela criação da Lei Maria da Penha (que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher), outro exemplo é aconquista de direito a cotas nas universidades federais e estaduais, grande conquista dos movimentos negros e estudantis.
Essas duas conquistas, principalmente a de direito de cotas, não foram bem assimiladas pela mídia e sofrerão fortes críticas mas mesmo enfrentando essa oposição, a força dos movimentos sociais foram grandes o suficiente para garantirem suas exigências. Mas em muitos casos apenas aforça dos movimentos não é o suficiente diante dos boicotes que sofrem pela mídia. A seguir será analisada a luta do MST para mostrar sua legitimidade e os constantes ataques da mídia em direção a esse movimento.
MST
O MST é um movimento social criado na década de 1980, de inspiração Marxista e do Cristianismo Progressista. Seus principais objetivos são: a luta pela terra, a luta pela ReformaAgrária e a luta por uma sociedade mais justa e fraterna. Além disso, o movimento dos trabalhadores rurais sem terra apoia e se envolvem nas iniciativas que buscam solucionar os graves problemas estruturais do nosso país, como a desigualdade social e de renda, a discriminação de etnia e gênero, a concentração da comunicação, a exploração do trabalhador urbano, etc. Eles afirmam que a solução paraestes problemas só será possível por meio de um Projeto Popular para o Brasil - fruto da organização e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras. E confiam que a realização da Reforma Agrária, democratizando o acesso à terra e produzindo alimentos, é a sua contribuição mais efetiva para a realização de um Projeto Popular.
Portanto ao analisar a origem e o principal objetivo do MST (a reforma...
tracking img