Movimentos modernistas brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANIFESTOS MODERNISTAS BRASILEIROS
LITERATURA DE TERCEIRO ANO

1º - Verde-Amarelismo ou Escola da Anta (1916-1929)
AUTORES: Plínio Salgado, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida eCassiano Ricardo.
OBJETIVOS: Criticavam o “nacionalismo afrancesado” de Oswald. Sua proposta era de um nacionalismo primitivista, ufanista, identificado com o fascismo, evoluindo para o Integralismo.Idolatria do tupi e a anta é eleita símbolo nacional. Em maio de 1929, o grupo verde-amarelista publica o manifesto “Nhengaçu Verde-Amarelo — Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta”.

2º -Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924-1925)
AUTORES: Oswald de Andrade
OBJETIVOS: Apresenta uma proposta de literatura vinculada à realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil. Oautor busca um fazer poético original e espontâneo, dizendo ele que as formas de arte estão (estavam na época e ainda estão) dominadas pelo espírito da imitação e afirmando que a poesia tem de serrevolucionária. Oswald expressa nele o desejo de que o Brasil passe a ser cultura de exportação, como foi a árvore pau-brasil. Defende também que a sua poesia seja um produto cultural que não deva nada àcultura europeia e que possa, inclusive, vir a influenciá-la. E merece ser publicado!

3º - Manifesto Regionalista de 1926
AUTORES: Graciliano Ramos, José Lins do Rego, José Américo deAlmeida, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e João Cabral
OBJETIVOS: Busca desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste nos novos moldes modernistas. Propõem trabalhar em favor dos interesses da região,além de promover conferências, exposições de arte, congressos etc.

4º - Manifesto Antropofágico (1928–1929)
AUTORES: Oswald de Andrade
OBJETIVOS: Tinha por objetivo repensar a dependênciacultural brasileira. A intenção de promover o resgate da cultura primitiva é notável no manifesto, e o autor o faz por meio de um processo não harmonioso de tentar promover a assimilação mútua por ambas...
tracking img