Resumo de psicologia

Páginas: 6 (1458 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
Psicanalise da Criança. Entrevista Inicial com os Pais.
A entrevista familiar, tem como objetivo, compreender melhor o contexto familiar que a criança está inserida segundo a autora, normalmente está ocorre sem a presença da criança mais é de extrema importância que ela seja informada da realização da mesma. Na entrevista é de grande valia que pai e mãe participem juntos, mais normalmenteé frequente que quem compareça é a mãe.
Quando os dois comparecem é essencial que não se faça preferencias entre pai e mãe, por outro lado é inevitável que se produza um vinculo maior por um deles, este atendimento deve servir para uma melhor compreensão do problema, o caminho que deve este ser direcionado e não para causar conflitos este não é objetivo. Os dados obtidos devem ser consideradospor menor que seja, pois a partir destes é possível uma maior aproximação sobre a relação do grupo familiar em especial do casal.
Segundo cita a autora, muitas questões, são esquecidas por conta do nervosismo este consequentemente causa um momento angustiante, não se deve encerrar uma entrevista sem obter informações importantes sobre a criança e antes de vê-la, como : ( O motivo da consulta,a historia da criança, como transcorre um dia de sua vida atual um domingo e feriado e o dia do aniversario). Como é a relação dos pais entre si, com os filhos e com o meio familiar imediato, está entrevista deve ter tempo limitado para que não venha fugir do foco que é a criança, e não apareçam questões pessoais dos pais.
Segundo a autora o mais difícil para os pais, é falar sobre o que nãoestá bem, e os motivo que os levaram a procurar está ajuda, este atendimento, esta dificuldade pode acarretar em esquecimentos totais ou parciais de informações importantes que apareceram alguns meses depois, a historia da criança é essencial saber se a gravidez foi desejada ou acidental, se a gravidez foi aceita com alegria ou se houveram pensamentos e desejos de abortar. Algumas gravidez tempor objetivo unir o que já esta separado, um casamento falido e sem mais esperanças, esta criança leva o selo desta missão e se isto não ocorre, deixa marcas profundas no psiquismo da criança, por conta do lado emocional abalado da mãe o fracasso, determinará uma grande desconfiança de si mesmo e de sua capacidade para realizar-se na vida.
Na entrevista não são esperadas respostas fiéis doreflexo da verdade, mais o que é dito pelos pais, é confrontado com material obtido da criança em atendimento e será de grande utilidade na investigação segundo a autora, a reconstrução e um dia de vida deve ser feita com perguntas concretas, que nos orientas sobre experiências básicas do grau de dependência e independência desta criança em relação aos pais, liberdades ou coações externas,estabilidade ou instabilidade das normas educativas, do dar e receber saberemos assim se as exigências são adequadas para a idade da criança se a precocidade ou atraso no desenvolvimento da, as formas de castigos e prêmios enfim tudo é investigado para obtermos um bom resultado no andamento da analise.
Quando chegamos ao final da entrevista, os pais já encontram-se indispostos a fazer confidências sobresi mesmos como no principio, e começam a falar sobre sua relação afetiva com a criança e o quanto significam para eles na relação familiar, é possível como cita autora dispor de mais de uma hora para completar a historia principalmente para os principiantes, isto tem como objetivo, obter o maior numero de informações da criança, pois isto é fundamental antes de iniciarmos o trabalho com acriança.
Já no consultório, este não precisa ser grande pois as técnicas de jogos não exige muito espaço, as parede laváveis e o chão coberto de Paviflex ou flexiplast, uma placa de amianto para que se adapte ao pavimento já que pode ser necessário que a criança brinque com fogo, também dispor de um quarto de banho, onde devem conter lavatórios com agua corrente, papel, toalhas, duas cadeiras e um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo psicologia da psicologias
  • A Psicologia ou as Psicologias?
  • Resumo Psicologia ou as psicologias
  • Resumo texto “a psicologia e as psicologias."
  • Resumo de Psicologia
  • Psicologia resumo
  • Resumo psicologia
  • resumos psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!