Movimentos de independencia das republicas sovieticas no final da decada de 80

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
9) explique os movimentos de independências das republicas soviéticas no final da década de 80
A Estônia comemora sua independência da União Soviética, que a república báltica proclamou durante ogolpe de Estado contra o último dirigente soviético, Mikhail Gorbachev. "Neste dia assinalado não podemos esquecer das vítimas do regime comunista, dos tempos da Perestroika em Tbilisi, Baku, Vilnius eRiga", afirmou Jan Ergma, presidente do Seimas (Legislativo) estoniano, segundo a agência Baltic News Service (BNS).
Em um discurso pronunciado no início das celebrações da independência, Ergmalembrou também "daqueles que deram suas vidas durante o ocorrido nas ruas de Moscou", em alusão à resistência popular ao golpe regressista.
Ergma homenageou as vítimas que lutaram pela independência daEstônia, país que atualmente é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e desde 2004, da União Europeia, e agradeceu aos que contribuíram à queda do Estado totalitário soviético."Reconhecemos o papel de (presidente russo) Boris Yeltsin na destituição do Império do Mal e lembramos com especial gratidão a Islândia, o primeiro país que reconheceu a independência de nosso Estado",disse.
O presidente da Islândia, Olafur Ragnar Grimsson, chega neste sábado à Tallinn para participar dos atos comemorativos com seu colega estoniano, Toomas Hendrik Ilves. Ao contrário das outras12 repúblicas soviéticas, cujos territórios ficaram sob a palmatória de Moscou durante a colonização dos séculos 18 e 19, e após a 1ª Guerra Mundial, as bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) perderamsua soberania durante a 2ª Guerra Mundial.
O Exército Vermelho ocupou os países bálticos por quase meio século: primeiro em 1940 e depois, após expulsar os alemães em 1944, com os Governoscomunistas títeres, que lançaram uma campanha de russificação do território.
Este país abriu o caminho da independência para as outras repúblicas soviéticas em 16 de novembro de 1988 quando o Soviete...
tracking img