Movimentos de contracultura: hippies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTOS DE CONTRACULTURA
Hippies

INTRODUÇÃO
O movimento Hippie foi um movimento de contracultura que nasceu em meados da década de 1960 sendo a maioria dos adeptos jovens escolarizados declasse social alta. Estes protestavam pacificamente contra injustiças sociais, e a guerra do Vietname.
1 COMO SURGIU
Os Hippies surgiram através de outro movimento de contracultura chamado “Beat”,que surgiu após a segunda guerra mundial, e era formado por filósofos, escritores, poetas e jovens, que se reuniam para descobrir uma maneira diferente de escrever textos e poesias de cunho político esocial, criticando tudo o que consideravam errado na sociedade. Através do seu primeiro recital (que foi considerado de certa forma um manifesto) o movimento foi crescendo, até que jovens começaram alevar essa filosofia como forma de protesto nas universidades. Assim, com a transformação do movimento Beat, nasceu na década de 1960 o movimento Hippie.
2 CARACTERÍSTICAS
Além de protestaramcontra os costumes da sociedade da época, os Hippies tinham como filosofia a Paz e o Amor, que era representado pelo slogan “Flower Power”. O “Poder das Flores” era um símbolo da ideologia da não-violênciae de repúdio à Guerra do Vietnã, representado também pelo símbolo da paz, mostrado na figura ao lado.
O modo de se vestir dos Hippies também era uma forma de manifestar sua ideologia. A maioriapreferia ao invés de comprar o que precisavam com dinheiro como funciona no capitalismo, eles usavam o método de troca, e para isso produziam seus próprios acessórios e vestimentas, a maioria demateriais artesanais como sementes, e com tecidos coloridos que representavam o psicodelismo. As batas indianas representavam o apego às culturas distantes deste mundo massificado e corrompido pela guerra epela sociedade de consumo.
O movimento era caracterizado também pelo consumo exagerado de substancias alucinógenas e outras drogas no geral, que era uma forma de liberação da mente e fuga da...
tracking img