Movimento punk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Historia do Movimento Punk no Brasil e no Mundo
O movimento Punk denotou a expressão da opinião de diversos jovens e adultos pelo mundo na luta contra a exploração e coerção da sociedade capitalista. Para abordarmos e caracterizarmos esse movimento como tal, utilizaremos do embasamento teórico adquirido durante o curso. Dessa forma, poderemos relacionar as formas do movimento Punk, encaixandoe identificando-o como um movimento social de importância mundial.
Para tal feito não poderemos abrir mão de um bom referencial teórico, capaz de nos orientar na análise desse movimento de forma cientifica. Tendo como base o texto de Alain Touraine “Nas fronteiras dos movimentos sociais” onde afirma que

“Trata-se de estudar os movimentos que colocam em questão condições particulares, isto é,em domínios socialmente definidos, uma dominação que, em sua natureza e em suas aplicações, tem um impacto geral. Essa afirmação conduz diretamente a uma segunda, a saber, que só há movimento social se a ação coletiva — também ela com um impacto maior do que a defesa de interesses particulares em um setor específico da vida social — se opuser a tal dominação.”
E também o trabalho de KarinePereira Goss e Kelly Prudencio

“Até o início do século XX, o conceito de movimentos sociais contemplava apenas a organização e a ação dos trabalhadores em sindicatos. Com a progressiva delimitação desse campo de estudo pelas Ciências Sociais, principalmente a partir da década de 60, as definições, embora ainda permanecessem imprecisas, assumiram uma consistência teórica, principalmente na obra deAlain Touraine, para quem os movimentos sociais seriam o próprio objeto da Sociologia.”

Além obviamente de todo o conhecimento adquirido através do curso que nos permitiu a analisar as formas e características de um movimento social de forma critica e imparcial.

Movimento Punk No Mundo
Em meados da década de 70 o mundo se encontrava no auge da guerra fria, e uma Europa de pós-guerra, emconstantes transformações sociais, se encontrava propicia para a formação de movimentos de transformações sociais, e foi na Inglaterra, que surgiu o movimento Punk. Jovens, marginalizados pela sociedade, pobres e desempregados, começam a chocar a sociedade pelo seu modo agressivo de ser, de se vestir, e de agir, fazendo tudo ser contestação para os Punks, eles defendiam o Anarquismo e a liberdadeindividual, e manifestavam a sua rebeldia contra a hipocrisia, os privilégios, a sociedade conformista, as desigualdades sociais etc.
A contestação contra o sistema de coisas tornou forma ideológica através do Punk. Com o visual fugindo dos padrões que a sociedade impõe através do modismo, mostrando sua revolta pelo corte de cabelo à moicano (ou cabelos espetados) coloridos, roupas velhas surradas(em oposição ao consumismo), jaquetas arrebitadas com frases de indignação às injustiças do Estado repressor e a atitude subversiva.

Esse movimento se caracteriza por ser bastante ativo, fazendo manifestações, panfletagens, boicote, passeatas e mostrando sua cultura e seu repúdio a todas as formas de fascismo, nazismo, racismo, autoritarismo e comando. Tendo como solução a autogestão, ouanarquia, para a libertação dos povos, raças, homens e mulheres. A autogestão seria a organização dos povos sem fronteiras nem lideranças autoritárias e partidárias, com plena igualdade, onde todos participariam da resolução dos problemas sociais.
O punk também mostra sua cultura anticapitalista pelo FANZINE (jornal político-alternativo), pela música HARDCORE, som simples e direto, não comercializável,trazendo propostas políticas, seu comportamento livre e objetivo, fazendo com que o Punk seja um modo de vida e pensamento.

Movimento Punk No Brasil
Novos ares tomaram conta do país no início da década de 80. O assunto era a abertura política a liberdade parecia ter chegado para ficar. Ainda se comemoravam o fim do ato inconstitucional número cinco e a sanção da anistia no final da década...
tracking img