Filoso fia e logica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA E LÓGICA

FILOSOFIA E LÓGICA
Graduação

FILOSOFIA E LÓGICA

A IMPORTÂNCIA DA

UNIDADE 1

INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA
Caro aluno, seja bem-vindo a nossa primeira unidade. Ela visa delinear a configuração do pensamento filosófico. Para isso, buscamos compreender a questão acerca da sua utilidade através de uma breve explicação da relevância da Filosofia como atitude dequestionamento da realidade. Espero que por intermédio desta explicação você se sinta mais confortável ao se introduzir no espetacular “mundo da Filosofia”.

OBJETIVOS DA UNIDADE:
• Reconhecer a relevância e a necessidade do estudo da disciplina Filosofia, focando, sobretudo, o seu aspecto questionador como um exercício da liberdade da humana e investigar a sua necessidade diante das especificidades dasociedade em que vivemos.

PLANO DA UNIDADE:
• • O que é Filosofia e por que é necessário estudá-la? A utilidade da reflexão Filosófica.

Bem-vindo à primeira unidade de estudo. Sucesso!

UNIDADE 1 - A IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA

O QUE É FILOSOFIA E POR QUE É NECESSÁRIO ESTUDÁ-LA?

Uma definição precisa do real significado do que é Filosofia é quase impraticável. Difícil setorna entender a definição de Filosofia sem se possuir uma vivência, por mais insignificante que seja, acerca dos seus “problemas” fundamentais. Dessa forma, o significado ou a simples definição do que é Filosofia, formulado no início de qualquer compêndio ou tratado, só passa adquirir pleno sentido e profunda ressonância no entendimento do estudante de Filosofia, quando este, assimiladas certasquestões fundamentais, pode aplicá-las a situações concretas e deduzir daí como procede a reflexão filosófica. Pois bem, afinal de contas, por que é necessário estudar Filosofia? Segundo Porta (2002, p. 25), “para quem não se dedicou a um estudo sistemático da filosofia e tem um contato primário com essa disciplina, a impressão de um certo caos é inevitável”. A Filosofia, neste sentido, écompreendida como uma disciplina em que cada Filósofo ou autor pode dizer o que quiser sobre o conteúdo e o discurso filosófico. Porém, esta impressão é falsa, ou seja, a reflexão filosófica não pode ser compreendida assim. Se o estudante de Filosofia não entende o que os Filósofos dizem, acreditando que cada um meramente diz “o que quer”, isso pode ser explicado pelo fato de que não se entende o“problema” que os Filósofos apresentam ou, ainda, porque não constata que existam “problemas”. Esse é um dos motivos principais que nos faz entender o motivo básico da falta de interesse pelo estudo da Filosofia.
Compêndio: Estudo introdutório e sintetizado de uma determinada disciplina ou assunto.

No entanto, a Filosofia está repleta de “problemas”, e mais, a lista dos “problemas” filosóficos estásubmetida a uma constante revisão, que nunca tem fim. Ora, pode-se dizer que se a Filosofia se faz com “problemas”, quando este não há, tampouco pode haver Filosofia propriamente dita. Isto é lógico! Bom, se a Filosofia se faz com “problemas”, você já deve estar se perguntando: quais são os “problemas” da Filosofia? Por incrível que pareça os “problemas” fundamentais da Filosofia se originam do “espanto”e da “perplexidade” que temos diante das coisas que parecem ser comuns a nós.

Assim, na visão de Garcia Morente (1970, p. 33-34): “Para abordar a Filosofia, para entrar no território da Filosofia, é absolutamente indispensável uma primeira disposição de ânimo. É absolutamente indispensável que o aspirante a filósofo sinta a necessidade de levar a seu estudo uma disposição infantil. Quem quiserser filósofo necessitará infantilizar-se, transformarse em menino.” Esta afirmação paradoxal de Garcia Morente nos coloca diante do mais importante ou o ponto de partida de todos os “problemas” que irão permear

Espanto - Usa-se o termo “espanto” no sentido de admiração e inquietação diante da realidade. A primeira virtude do Filósofo, afirmava Platão, é o espanto capacidade (em de grego:...
tracking img