Movimento pentecostal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CEEC – CENTRO EVANGÉLICO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
NÚCLEO DE INDAIATUBA

Gislaine Aparecida Priesnitz de Moraes

MOVIMENTO PENTECOSTAL

Trabalho desenvolvido em exigência da disciplina de Teologia Conteporânea sob orientação do profo. José Carlos Colabone.

INDAIATUBA/2011

INDÍCE
1.Introdução
2. Fundamento (base)
3. Séculos de silêncio
4. Benefícios
5. Liturgia
1. Significado
2. Liturgia do culto pentecostal
6. A doutrina atual é bíblica?
1. Significado
2. Visão Geral
7. Somos o último avivamento?
8. Conclusão

1. INTRODUÇÃO
A Promessa do derramamento do Espírito Santo
Aproximadamente entre 835 e 805 a.C a terra de Judá foi atingida com uma praga degafanhotos que destruiu os pastos e as folhagens das árvores, em apenas algumas horas. Todas os cultivos se perderam, a fome e a seca devastaram o país inteiro. O profeta Joel ao ver esse período terrível, deu a promessa do derramamento do Espírito Santo, que seria a restauração de tudo o que o mal tinha destruído, descrevendo-o como segue:
E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobretoda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. E acontecerá que todo aquele queinvocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
Joel 2:28-32 ARA

2. FUNDAMENTO (base)
Um desdobramento significativo ocorreu quando, nas décadas posteriores à Guerra Civil (1861-1865), o discurso e a simbologia do Pentecoste neotestamentário começaram adominar cada vez mais o movimento de santidade e suas igrejas. A santidade cristã começou mais e mais a ser entendida em termos do batismo com o Espírito Santo, sendo considerada uma “segunda bênção”, distinta da conversão. Ao mesmo tempo deu-se ênfase crescente ao Pentecoste como o arquétipo dos avivamentos e à importância de resgatar a vitalidade e o poder do cristianismo primitivo. Outros destaquesforam as profecias, geralmente no sentido sobrenatural e extático, as curas e os milagres. A hinódia também foi afetada, tendo surgido vários “hinários pentecostais”.
Nessa época, muitas igrejas metodistas e de outras denominações que abraçaram o movimento “holiness” e sua teologia passaram a criar as suas próprias associações. A primeira foi a Associação Nacional Holiness, criada em 1867 emVineland, Nova Jersey, e a maior delas a Associação Holiness de Iowa, de 1879. Com o passar do tempo, alguns líderes holiness passaram a falar no “batismo com o Espírito Santo e com fogo” como sendo uma terceira experiência na vida cristã, distinta tanto da conversão quanto da plena santificação.
Nos últimos anos do século 19, surgiram as primeiras denominações do movimento de santidade: a Igrejade Deus em Cristo (1897), em Lexington Mississipi, e a Igreja Pentecostal Holiness (1898), em Goldsboro, Carolina do Norte. Ao aproximar-se o século 20, todas essas correntes do movimento de santidade tinham em comum uma mentalidade, linguagem e simbologia “pentecostal”, valorizando altamente a experiência do batismo “com”, “do” ou “no” Espírito Santo narrada em Atos 2. Todavia, ainda faltava umúltimo passo a ser dado nessa evolução doutrinária.

3. SÉCULOS DE SILÊNCIO
Não podemos afirmar que desde o final da era apostólica (mais ou menos 100 dc) não houvesse mais manifestações dos dons, mais com os anos de domínio religioso católico (século 4 ao 16) e posteriormente com a reforma protestante (século 16 em diante) somente no reavivamento da Rua Azuza em Los angeles Califórnia foram...
tracking img