Movimento ngro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nesse trabalho temos como tema o movimento negro e todo o seu contexto, sua trajetória pela busca dos seus ideais e para fazer valer seus direitos, como teve origem no Brasil, sua organização e sua definição.
O movimento social e uma união de pessoas que se impõe em movimento pela conquista de seus objetivos são integrados por um povo geralmente excluído de algum modo. Essemovimento realizado tem como principal objetivo impor ou modificar regras existentes. O movimento social constrói estruturas, desenvolve processos organizando territórios das mais variadas formas.

Movimento Negro
O movimento negro é a luta dos afros descendentes para resolver os problemas da sociedade em que vivem, pois estão envoltos por preconceitos e discriminações raciais que os marginalizam nomeio social, no mercado de trabalho, no sistema educacional e nos meios políticos e cultural. O Brasil é o país que tem a maior população de negros fora da África. Pois nossos antepassados foram trazidos para cá e além de serem escravizados passaram por um processo de ‘aculturação’, sendo obrigados a deixarem de praticar suas linguagens, religiões e costumes adotando práticas europeias.
Assim comoem outros movimentos sociais, o movimento negro é liderado por indivíduosde diversas origens étnicas, que defendem a igualdade civil entre as pessoas.O mesmo tem por objetivo não deixar esmorecer e resgatar essa cultura afro- brasileira, rebatendo a rígida desigualdade e a segregação racial que ainda atinge o povonegro.Este movimento é uma batalha travada contra o senso comum. Numa sociedade ondese assume que existe preconceito racial é contraditória a afirmação que não há discriminação e racismo pessoal.
No Brasil nos lembramos dos grandes marcos como Zumbi, Revolta do Malês, Chibata e tantas representações de luta e resistência do povo negro. Este mesmo movimento é resultado de uma série de manifestações decorrentes de um processo histórico, não se pode dizer onde ele nasce ouespecificar algum lugar determinado,a amplitude do movimento é um conjunto de manifestações que surgem de inquietações individuais e coletivas.
O Movimento Negro Do Brasil é dividido em três fases:
As três fases desses movimentos apresentam como ponto de partida a luta pelos direitos dos negros, diferenciando-se apenas no enfoque dado aos temas e na organização das pessoas participantes dos grupos.Na primeira fase, são métodos de luta, por exemplo, a criação de agremiações negras, palestras, atos públicos e publicações de jornais(1889-1937).
Na segunda fase, há um foco no teatro, na imprensa, nos eventos acadêmicos e nas ações que visam à sensibilidade da elite branca para os problemas enfrentados pelos negros no país(1945-1964).
Já a terceira fase se apodera de manifestações públicas,imprensa, formação de comitês de base e movimentos nacionais (1978-2000).
As manifestações contemporâneas do movimento negro no Brasil foram influenciadas pelos diversos atos ante- discriminatórios que ocorreram nos Estados Unidos na década de 60. No referido período o Brasil vivia sob o regime político militar altamente repreensivo contra as reivindicações de massa, mas é neste contexto que omovimento negro inicia as suas articulações no país.O Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão responsável em coordenar as atividades de informação e contrainformação em todo o país, produziu inúmeros relatórios à Segurança Nacional durante o regime militar.
Em 14 de julho de 1978 foram relatados os primeiros indícios do Movimento Negro Unificado, o MNU, nas portas do Teatro Municipal no centroda capital paulista. Uma concentração motivada a denunciar toda indução racista e organizar a comunidade negra.A partir de 1988 surgem algumas publicações voltadas para a questão racial. Por exemplo, o “Treze de Maio”, do Rio de Janeiro; “O Exemplo”, de Porto Alegre; em São Paulo as denúncias raciais eram feitas pela “imprensa negra paulista”. Ainda em 1920 surgem os fundadores da Frente Negra...
tracking img