Movimento ngro

2060 palavras 9 páginas
Introdução

Nesse trabalho temos como tema o movimento negro e todo o seu contexto, sua trajetória pela busca dos seus ideais e para fazer valer seus direitos, como teve origem no Brasil, sua organização e sua definição.
O movimento social e uma união de pessoas que se impõe em movimento pela conquista de seus objetivos são integrados por um povo geralmente excluído de algum modo. Esse movimento realizado tem como principal objetivo impor ou modificar regras existentes. O movimento social constrói estruturas, desenvolve processos organizando territórios das mais variadas formas.

Movimento Negro
O movimento negro é a luta dos afros descendentes para resolver os problemas da sociedade em que vivem, pois estão envoltos por preconceitos e discriminações raciais que os marginalizam no meio social, no mercado de trabalho, no sistema educacional e nos meios políticos e cultural. O Brasil é o país que tem a maior população de negros fora da África. Pois nossos antepassados foram trazidos para cá e além de serem escravizados passaram por um processo de ‘aculturação’, sendo obrigados a deixarem de praticar suas linguagens, religiões e costumes adotando práticas europeias.
Assim como em outros movimentos sociais, o movimento negro é liderado por indivíduosde diversas origens étnicas, que defendem a igualdade civil entre as pessoas.O mesmo tem por objetivo não deixar esmorecer e resgatar essa cultura afro- brasileira, rebatendo a rígida desigualdade e a segregação racial que ainda atinge o povonegro.Este movimento é uma batalha travada contra o senso comum. Numa sociedade onde se assume que existe preconceito racial é contraditória a afirmação que não há discriminação e racismo pessoal.
No Brasil nos lembramos dos grandes marcos como Zumbi, Revolta do Malês, Chibata e tantas representações de luta e resistência do povo negro. Este mesmo movimento é resultado de uma série de manifestações decorrentes de um processo histórico, não se pode dizer onde ele nasce ou

Relacionados

  • Globalização e blocos economcos
    3479 palavras | 14 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas