Simbolismo linguistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Simbolismo Linguístico
Saussure e Pierce: Criação de uma nova ciência a partir da linguística e lógica. Para Saussure: a semiologia é uma ciência geral que tem por objeto os signos e as leis queos regem, já língua é um sistema de signos que exprimem ideias. E a linguística é apenas uma parte dessa ciência geral. A Semiologia não possui forma definida.
O signo propriamente dito:
-Saussure: o signo exprime ideias. É um artifício comunicativo de dois seres humanos expressando algo.
- Para Pierce: signo é qualquer coisa que está para alguém no lugar de algo.
- Para Eco: signo étudo que possa ser assumido como substituto significante de outra coisa qualquer.
- Para Morris: uma coisa é um signo somente por ser interpretada como signo de algo por algum intérprete.
Piercedizia que a semiótica é a ciência de toda e qualquer forma de simbolização. A Semiologia não possui forma definida. E a semiótica é a disciplina que estuda tudo o que possa ser usado para mentir.Ícones e imagens: Para Pierce: um signo é icônico quando represente seu objeto por via da similaridade. A similaridade depende dos códigos de representação e de transcrição que estabelecem o que os íconespodem ter.
Signos naturais ou índices: Para Schaff: são aqueles que independem de atividade intencional humana, e são interpretados posteriormente a sua ocorrência. E para Eco: Eventos provenientesde fonte natural podem ser entendidos como signos.
Signos artificiais: São propriamente ditos: quando alguém informa a alguém de alguma coisa via convenção.
Os signos artificiais podem ser:Linguísticos ou verbais; e não-linguísticos. Signos Linguísticos ou verbais: são signos tidos pro excelência, ou seja, toda significação é em ultima análise verbal. E somente a linguagem verbal podeexprimir toda experiência humana.
Signos não-linguísticos: são representações deficientes motivadas em relação a um contexto maior e tem duas classificações, que são os símbolos e os outros signos.
Os...
tracking img