Movimento estudantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos os alunos das escolas públicas, de uma forma geral, tiveram que conviver com longos períodos de greves, ocasionados por descontentamento dos professores e auxiliares deensino. Essa realidade envolveu, com maior ou menor intensidade, esses estudantes nos movimentos reivindicatórios daquelas categorias profissionais. Além disso, esses alunos participaram em causaprópria de movimentos pelo passe livre e pela meia-entrada em eventos culturais.
Com o assunto em mãos precisava de um recorte e orientador. Buscamos na internet pesquisas de história,e acabou nosajududando no recorte sugerindo uma comparação dos movimentos estudantis de diferentes épocas. Resolvemos, então, usar o período da ditadura militar, que tem nos anos de 1964 a 1968 grandes mobilizaçõesestudantis, para comparar com o atual.




O QUE É O MOVIMENTO ESTUDANTIL ?

O movimento estudantil é um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Na maiorparte das universidades brasileiras, o movimento estudantil é liderado por DCE's ou CA's. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista que representa ou defende os interesses da classe.

CONTEÚDOO estudo sobre o movimento estudantil partiu do meu desejo de entender os jovens, sobretudo os estudantes, no que diz respeito a sua atitude revolucionária. Primeiramente é preciso reavaliar a idéiade que só havia jovens revolucionários nos anos difíceis da ditadura, o que envolve, na verdade, o sonho de encontrar na juventude de hoje potencial revolucionário, que significa, implicitamente, aesperança de uma sociedade mais engajada, capaz, portanto, de lutar por um mundo melhor, que todos nós buscamos conhecer. Então, por que movimento estudantil?
Os jovens possuem no movimentoestudantil um meio pelo qual podem expressar suas reivindicações, as quais rerpassam, muitas vezes, pelas questões do cotidiano estudantil, tais como: cotas, passe livre e Reforma Universitária. Essa última...
tracking img