Movimento estudantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
É de conhecimento geral o envolvimento dos jovens na luta por mais liberdade de expressão, direitos e melhores condições de estudo. Ao longo dos anos o movimento estudantil ganhou força, credibilidade e respeito, graças à agregação de inúmeras pessoas à luta ao longo do tempo, um dos períodos mais marcante é o período militar. Com isso foram surgindo nomes de associações como UNE, UBES, USES etantas outras que se tornaram marcas na história brasileira.
A juventude sempre cumpriu – e cumpre – um papel importante na História dos povos. No Brasil, também é assim. Existem momentos muito importantes em que os estudantes organizados se posicionaram, no começo não tinham tanta força, mas não deixaram de defendendo os direitos de nossa sociedade, transformando a realidade em que viviam econtribuindo ativamente na construção de um país melhor que não podemos deixar de falar, por exemplo, a primeira manifestação estudantil registrada na história brasileira ocorreu ainda no período colonial, no ano de 1710, quando cerca de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro e foram expulsos posteriormente, por uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos. Desdeentão, o movimento estudantil se caracterizou de maneira instável e pouco presente, pois as organizações eram limitadas, não possuíam voz ativa frente às situações e sua durabilidade era extremamente reduzida. Em 1786 Doze estudantes brasileiros residentes no exterior fundaram um clube secreto para lutar pela Independência do Brasil. Alguns estudantes desempenharam papel fundamental para oacontecimento da Inconfidência Mineira. 1827 foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Este foi o primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil, que logo integrou as campanhas pela Abolição da Escravatura e pela Proclamação da República. Estudantes da Faculdade de Direito da Bahia divulgaram, através de um documento escrito, as atrocidadesocorridas em Canudos (BA) em 1897. Fundação da Federação de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organização dos estudantes em entidades representativas aconteceu em 1901.
A inconstância das mobilizações começou a mudar durante a década de 20, quando foi realizado o I Congresso Nacional dos Estudantes e foi criada a Casa do Estudante do Brasil, que tinha como principal finalidade ointercâmbio de conhecimento e atividades culturais. Entretanto, a necessidade de uma organização centralizada ainda era visível, pois as entidades universitárias pecavam porque não tinham uma expressividade nacional, muitas vezes não ultrapassavam sequer os muros da faculdade, ou então, por terem fôlego curto, surgindo e desaparecendo esporadicamente.
A partir da década de 30, no entanto, omovimento adotou uma vertente mais política e ativa, tomando parte na Revolução Constitucionalista de São Paulo, com a criação de diversas organizações, tais como, a Federação Vermelha dos Estudantes. A morte de quatro estudantes (MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) em 1932 inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra o Governo Central (Revolução Constitucionalista). AJuventude Comunista e a Juventude Integralista. Também nessa década, em meio ao golpe do Estado Novo comandado por Getúlio Vargas, nascia a UNE, sob signo da luta pela democracia.
A UNE (União Nacional dos Estudantes) surgiu em 1937, funcionando inicialmente, no prédio da Casa do Estudante do Brasil, sob a direção de Ana Amélia Queirós Carneiro de Mendonça. Tinha como principal fundamento, aintrodução dos estudantes na vida política do país, representando dessa forma, o mais importante marco divisor da participação política estudantil no Brasil. Em razão da relevância de suas reivindicações, protestos e manifestações, influenciaram de forma significativa, os rumos políticos em âmbito nacional. Primeiro Congresso Interamericano de Estudantes, no qual se organizou a campanha pela criação da...
tracking img