Intradução à genética

536 palavras 3 páginas
INTRADUÇÃO À GENÉTICA
Teoria Celular: premissas sobre a célula que foram decisivas para o desenvolvimento da Biologia como estudo dos seres vivos. As premissas são 3:
1. A célula é a unidade básica (ou morfológica) de todos os seres vivos, ou seja, todo ser vivo é constituído de células e de estruturas por ela formadas (daí o porque dos vírus não serem enquadrados, por enquanto, nos grupos de seres vivos: são acelulares).
2. A célula é a unidade funcional (ou fisiológica) de todos os seres vivos, ou seja, a vida dos organismos depende da atividade das células.
3. Não se criam células: células são formadas através de outras células preexistentes, através da divisão celular.
Genética Clássica - Conceitos básicos
Com a descoberta do DNA e de suas peculiaridades como material genético, outras descobertas foram feitas e, para entendermos melhor o funcionamento do DNA, o entendimento de alguns conceitos é fundamental:
1. Cromossomos: são filamentos constituídos de DNA e histonas (proteínas) encontrados nos núcleos das células. Células normais (somáticas ou diplóides) têm 23 pares de cromossomos e gametas (células haplóides sexuais) têm 23 cromossomos. Os gametas femininos são XX e os masculinos são XY. Os demais 22 pares que são comuns a homens e mulheres são chamados de autossomos.

2. Cromossomos Homólogos: são cromossomos de mesmo tamanho, mesma forma, mesmo tipo e mesma combinação gênica (de genes). São os homólogos que formam pares.

3. Gene: segmento de DNA que carrega informações sobre uma determinada característica; carrega informações hereditárias. Representado por letras minúsculas/maiúsculas.

4. Locus: posição do gene no cromossomo (plural = loci).

5. Alelos: são genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. Formam o par que determina certaa característica.

6. Genótipo: conjunto gênico do indivíduo; representação gráfica dos alelos de um indivíduo. Características potenciais.

7. Fenótipo: conjunto de características do

Relacionados