Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que você entende por meio interno e homeostase?
Meio interno, que também e conhecido como fluido extracelular, são fluidos que estão no s espaços fora das células. Esse fluido extracelular esta em constante movimento por todo o corpo. No fluido extracelular (meio interno) estão os íons e nutrientes necessários para que as células se mantenham vivas. Homeostase é o equlibrio do meiointerno, é quando a manutenção de condições estão quase constantes no meio interno, e essa homeostase é mantida com todos os órgãos funcionando.

2. Saiba explicar o mecanismo pelo qual às células mantém os gradientes de concentração iônicos através da membrana plasmática.
As células mantém seu equilíbrio homeostático através dos mecanismos de transporte localizados na membrana celular. Essesmecanismos denominam-se: difusão ou transporte ativo e são de fundamental importância para a sobrevivência da célula. Cada célula apresenta proteínas acopladas à sua membrana. Muitas das proteínas formam canais ou poros, outras agem como proteínas carreadoras para o transporte de substâncias que não podem penetrar a dupla camada lipídica, apresentando assim, propriedades seletivas, sendo uma das formasde manter a homeostase, pois permite a difusão preferencial de algumas substâncias com relação a outras.
A difusão significa o movimento molecular aleatório de substâncias através dos espaços intramoleculares da membrana ou em combinação com proteínas transportadoras, e está dividida em difusão simples e difusão facilitada. Na difusão simples o movimento dos íons ou das moléculas ocorre atravésde uma abertura na membrana ou através dos espaços intermoleculares, de forma que não ocorra qualquer interação com as proteínas transportadoras, ao contrário da difusão facilitada que requer a interação com uma proteína transportadora através da ligação química desta, com a substância a ser movida pela membrana, resultando em movimentos de vaivém. Vale lembrar, que outra forma de difusão é porosmose que ocorre quando há diferença de concentração de água, existindo dessa forma, movimento efetivo de água através da membrana, fazendo com que a célula inche ou encolha dependendo da direção do movimento da água.
Como contraste, transporte ativo é o movimento dos íons em direção oposta ao gradiente de energia, passando de um estado de baixa concentração, para um estado de altaconcentração, através da membrana ou em combinação com uma proteína transportadora, necessitando, dessa forma, de uma fonte adicional de energia. O transporte ativo é dividido em dois grupos, transporte ativo primário e transporte ativo secundário. No transporte ativo primário a energia é derivada diretamente da degradação do ATP ou de qualquer outro composto de fosfato de alta energia, e no transporte ativosecundário a energia é derivada secundariamente da energia armazenada na forma de diferentes concentrações iônicas de substâncias moleculares ou iônicas, entre os dois lados da membrana da célula, gerada originariamente por transporte ativo primário. O transporte ativo secundário está dividido em co-transporte, que ocorre quando a molécula a ser transportada está acoplada a um íon (geralmente o Na+)para adentrar ao interior da célula, e contra-transporte que ocorre quando o íon Na+ e a molécula a ser transportada são movimentados à locais opostos, ou seja, um se moverá para dentro da célula, enquanto o outro, para o meio extracelular. Vale lembrar que o transporte ativo primário e o transporte ativo secundário dependem de proteínas transportadoras capazes de transferir energia para asubstância transportada.

3. Esquematize uma figura (gráfico) e descreva nessa todos os eventos relacionados a um potencial de ação.

Os sinais nervosos são transmitidos por potencial de ação. Cada potencial de ação começa por uma alteração súbita do potencial da membrana normal negativo para um potencial positivo, terminando então com o retorno quase tão rápido para o potencial negativo....
tracking img