Movimento circular uniforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 OBJETIVO
* Identificar o MCU como movimento periódico;
* Identificar e determinar: período, frequência, velocidade tangencial, velocidade angular, raio da trajetória, aceleração centrípetae fase inicial de um ponto qualquer de MCU;
* Medir o tempo o período de uma volta completa para o ponto A e B;

2 RESUMO TEÓRICO
Define-se o movimento circular uniforme como sendo um movimentono qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência e com velocidade escalar (tangencial) constante em todo o trajeto, velocidade vetorial commódulo constante e direção variável e aceleração centrípeta perpendicular à velocidade vetorial.

No movimento circular uniforme o vetor velocidade varia o tem todo, porém mantem fixo o seu módulo(velocidade escalar).
O estudo do movimento circunferencial uniforme pode ser feito através de medições do comprimento dos arcos de circunferência ou medições de ângulos. As grandezas ΔS e V, recebem oadjetivo linear, para diferenciá-las das grandezas angulares Δα e ω. ΔS e V são denominados lineares por serem definidas a partir do comprimento de arcos de circunferência, que são linhas. Δα e ω sãodenominadas angulares por definirem medidas de ângulos.
Define-se frequência (f) de qualquer movimento periódico como o número de vezes que as características do movimento se repetem durante umaunidade de tempo. No movimento circular uniforme, a frequência é o número de voltas realizadas na unidade de tempo. Se o móvel realiza  voltas em um intervalo de tempo T.
Define-se como período o menorintervalo de tempo para que haja repetição das características do movimento. No movimento circular e uniforme, o período é o intervalo de tempo para o móvel dar uma volta completa.
As equaçõesmatemáticas que permitem calcular a velocidade tangencial (V) de um ponto em função do período T e em função da freqUência f são: Vt( T )= 2πR/T e Vt ( f )= 2πRf em m/s.
Com base nas equações...
tracking img