Trabalho de arquitetura -teclado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Juliano Martins da Silva
Sandra Mara Denega

Gerência de desenvolvimento de software
Manutenção de software

Trabalho apresentado ao professor Marcos Antonio Quenaia da disciplina de gerência de recursos computacionais do Curso de Análise de Sistemas da Unicentro.

Guarapuava 1998

Gerência do Processo de DesenvolvimentoA gerência do processo de desenvolvimento é crucial para o sucesso de qualquer projeto. A sólida formação técnica do gerente, o conhecimento do processo de desenvolvimento, a experiência crítica de projetos anteriores, e o bom uso das técnicas gerenciais de planejamento, avaliação e controle são fundamentais para que um projeto seja concluído com sucesso.

Planejamento

Planejamentocompreende a decisão quanto a composição e estrutura do grupo, os recursos, o cronograma e os custos, bem como a definição da evolução pretendida para o projeto como um todo. Estes itens são interdependentes e a informação necessária para a caracterização de cada um deles é via de regra incompleta. Assim, o planejamento depende intrinsecamente das estimativas feitas para cada um destes itens.O primeiro passo para a caracterização e estimativa dos itens de planejamento é a descrição do projeto. Deve-se determinar o seu escopo, as suas funções principais, a complexidade de cada uma delas e as restrições técnicas e organizacionais. Só assim pode-se estimar o nível de formação e experiência que devem possuir os profissionais alocados ao projeto, o tempo necessário para a implementaçãode cada função, as ferramentas adequadas, o custo, etc.
A definição do escopo do projeto é uma descrição do projeto suficiente para que as estimativas de tempo, recursos e prazos sejam realizadas. Deste modo as informações que a definição do escopo deve conter são determinadas pela técnica de estimativa a ser utilizada. Uma decorrência prática é que os profissionais responsáveis pelaelaboração da definição do escopo devem estar conscientes do que se espera deles; que informações eles devem obter.
Outro ponto a ser observado é quanto à definição dos elementos necessários ao bom uso da técnica de estimativa utilizada. Por exemplo, grande parte dos modelos para estimativa de projetos faz uso do conceito de complexidade. Definir se um determinado sistema ou programa é complexoou não, e o seu grau de complexidade, não é tarefa trivial, principalmente considerando que esta definição deve ocorrer no início do projeto, com informações incompletas. Deste modo, os critérios para a definição destes elementos devem estar claros
É importante observar que as técnicas para o planejamento e controle de projetos, embora aplicáveis a projetos individuais, são instrumentos daorganização e devem ser vistos como tais. Adianta muito pouco obter sucesso em um projeto, através da utilização satisfatória destas técnicas, se a organização não puder garantir condições favoráveis para a repetição do sucesso em outros projetos. Esta garantia envolve o constante aperfeiçoamento das técnicas utilizadas. A meta é obter uniformidade na compreensão e utilização destas técnicas econsistência dos dados (definições, critérios, parâmetros) que elas utilizam.
É importante determinar rigorosamente a finalidade de cada atividade e produto do processo de desenvolvimento, não só para que se possa avaliar se as atividades e produtos cumprem a função desejada mas também para que se possa questionar a adequação das mesmas a outras finalidades.

Planejamento no Desenvolvimentode Software

O processo de gerenciamento do projeto de software começa com um conjunto de atividades que são coletivamente chamadas de "Planejamento do Projeto". O planejamento deve antecipar os problemas que podem ocorrer e preparar estratégias para solucionar estes problemas. Um plano, concebido no início do projeto, deve ser usado como um guia para o projeto. Este plano inicial não é...
tracking img