Movimento artistico - a nova objetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Nova Objetividade

“Meus quadros são uma repreensão a Deus e a tudo que ele fez de errado”
Max Beckmann, 1919

Nova Objetividade, Neue Sachlichkeit, foi o termo criado por Gustav F. Hartlaubem 1924 para descrever a tendência realista na pintura que surgiu na Alemanha durante a década de 1920. O idealismo e a utopia desilusão e cinismo quanto a politica da época, para esses artistas ascircunstancias exigiam um estilo antiidealista e socialmente engajado.
Na nova objetividade os artistas não formavam grupos, eles trabalhavam individualmente e em diferente estilos, mas com a mesmatemática: os horrores da guerra, a hipocrisia social e decadência moral, o desespero dos pobres e a ascensão do nazismo.
No inicio dos anos 1930 com a ascensão do nazismo todos esses artistas foramdemitidos dos seus cargos oficiais, seus trabalhos foram confiscados e expostos ao ridículo, assim com a segunda guerra mundial o estilo da nova objetividade havia desaparecido.

Principais artistas:Kathe Kollwitz (1867-1945)

Já criava imagens dos oprimidos desde 1890, usava as técnicas de agua forte (gravura em metal), litogravuras e esculturas.

Principais trabalhos:
Sequencia degravuras:
A Guerra dos Camponeses (1902)
A Guerra (1923)
[pic]

[pic]
[pic]
[pic]

Max Beckmann (1884-1950)

Chegou a ser um expressionista ocasional e foi membro da secessão de Berlim, massempre permaneceu meio isolado. Depois da primeira guerra Mundial, em que sofreu um colapso nervoso quando servia ao corpo médico, não voltou para casa e família mas iniciou uma nova vida em Frankfurt.Ele fazia representações sombrias, gótico-expressionistas e simbólicas de figuras torturadas em espaços monumentais. Elas transmitem com religiosa intensidade o desejo de comunicar valores espirituaisnuma época de falência moral e espiritual.

Principais trabalhos:

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

Otto Dix (1891-1969)

Também serviu a guerra e em suas pinturas o olhar critico...
tracking img