Movimentacao e ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As ideias do texto do Prof. Dr. Marco Santoro são importantíssima para o total desenvolvimento social e cognitivo da criança, partindo do princípio em que todo o corpo faz parte desse processo e nãoapenas a cabeça como sendo parte pensante do corpo. Realmente somos um só corpo, onde tudo se sabe e onde tudo se aprende, ao mesmo tempo.
Não trabalho em nenhuma instituição, sou explicadora (douaula de reforço em casa), pelo o que posso observar nas crianças do início do Ensino Fundamental da escola em que resido e que atendo algumas em minha casa, elas comentam gostar muito das aulas deEducação Física, porque a tia dá brincadeiras e é muito carinhosa com elas (relato de crianças da 1º e 2º série). Já os alunos das séries mais avançadas, 5ª e 7ª série, relatam que nem todos gostam dasaulas de Educação Física, pois sempre é voltada para práticas esportivas na teoria ou na prática, na quadra onde lhes são oferecidas atividades de jogos como voleibol, basquete, handbol, futebol etc.Eles me confessaram que nem todos entendem e acabam fingindo que estão jogando para não levar falta na disciplina.
Ao relacionar os relatos das crianças, que quanto as séries iniciais, apesar de nãosaber quais seriam as brincadeiras a que se referem, elas gostam e se sentem feliz com o que lhes é oferecido, estando bem coerente com a proposta do Prof.Dr. Marco Santoro. Mas quanto as outrasséries, vejo que nada mudou desde a época em que eu fiz o ensino médio (antigo ginásio) em que realmente éramos submetidos à práticas esportivas nas aulas de Educação Física onde aparentemente a finalidadeera de formar atletas, e que eu usava a mesma técnica que hoje eles ainda usam, fingia que estava jogando para não tomar falta na disciplina. Essa prátoca deveria ser mais significante para eles, assimcomo é para as séries iniciais, nem todos os alunos gostam de esporte, por isso a aula fica sem sentido para eles onde não se tem uma preocupação em propiciar uma educação transformadora e sim...
tracking img