Movimentacao materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Campus Guarujá

Universidade de Ribeirão Preto
Curso Superior Tecnólogo em Logística

Marcos Antônio Dias
R.A.: 798.743

Édson Espindola Marcelino
R.A.: 754.458

Irismar Alves Silva
R.A.: 797.702

Rosângela Linhares Gonçalves
R.A.: 797.698

Luciana Santos
R.A: 80584

Jessica F. S Dos Santos
R.A: 797693

Disciplina: Logística Empresarial
Professora: Melissa RegoMovimentação De Mercadorias

GUARUJÁ - SP – BRASIL

1 SUMÁRIO


2 INTRODUÇÃO 3
3 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS 4
4 EQUIPAMENTO 5
4.1 Sistemas de transportadores contínuos: 5
4.2 Sistemas de Manuseio para Áreas Restritas 5
4.3 Sistemas de Manuseio entre Pontos sem Limites Fixos 5
5 OUTROS EQUIPAMENTOS 08
6 CONCLUSÃO 09
7 BIBLIOGRAFIA 10

2 INTRODUÇÃO

Movimentar materiais é umatarefa que demanda grande esforço. A utilização de equipamentos adequados para cada tipo de material a ser transportado pode contribuir para uma melhor execução desta tarefa. Cada vez mais, novos equipamentos, mais modernos e sofisticados, são introduzidos no mercado, e a escolha do melhor equipamento depende de muitas variáveis, como o custo, o produto a ser manuseada, a necessidade ou não de mãode obra especializada, espaço disponível, entre outros.
Neste trabalho, falaremos um pouco sobre os principais equipamentos utilizados na movimentação de materiais dentro de um armazém, explicando a utilização de cada um, ressaltando suas vantagens e desvantagens.

3. MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Movimentação de materiais: é a arte e a ciência do fluxo de materiais, envolvendo a embalagem,movimentação e estocagem. – IMAM
O manuseio ou a movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executadas pelas companhias transportadoras. É atividade executada em depósitos, fábricas, e lojas, assim como no transbordo entre tipos de transporte.Seu interesse concentra-se na movimentação rápida e de baixo custo das mercadorias (o transporte não agrega valor e é um item importante na redução de custos). Métodos e equipamentos de movimentação interna ineficientes podem acarretar altos custos para a empresa devido ao fato de que a atividade de manuseio deve ser repetida muitas vezes e envolve a segurança e integridade dos produtos.
Alémdisso, a utilização adequada dos recursos contribui para o aumento da capacidade produtiva e oferece melhores condições de trabalho para os empregados da empresa.

4. EQUIPAMENTO

Existe uma ampla variedade de equipamentos de movimentação de materiais de tamanhos, volumes e formas diversas. Os tipos mais comuns são:

4.1 Sistemas de transportadores contínuos:

Consiste na movimentaçãoconstante entre dois pontos pré determinados. São utilizados em mineração, indústrias, terminais de carga e descarga, terminais de recepção e expedição ou em armazéns.

Exemplos de sistemas de transportes contínuos:

* Esteiras transportadoras: São equipamentos de ampla aplicação, podem ser de correia, fita ou de tela metálica utilizadas geralmente para grandes quantidades de material.
*As fitas metálicas podem ser feitas de aço-carbono, aço inoxidável e aço revestido por borracha. Nas esteiras o ângulo máximo de inclinação é função das características do material (entre 20 e 35º).
* As esteiras transportadoras apresentam a desvantagem de possuir uma pequena flexibilidade na trajetória.

* Transportadores de roscas: São indicados para a movimentação de materiaispulverizados não corrosivos ou abrasivos. Utilizados em silos, moinhos, indústria farmacêutica, etc. O transporte é feito através da rotação do eixo longitudinal do equipamento.

* Transportadores magnéticos: utilizado para a movimentação de peças e recipientes de ferro e aço. Consiste em duas faixas de ferro magnetizadas por ímãs permanentes colocados na parte posterior de um transportador de...
tracking img