Mov estudantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DCE que queremos, ou o DCE que temos?


Olá estudante da UFMT! Mas um semestre está chegando ao fim, e junto com ele vem se aproximando algo não menos importante: a eleição do nosso Diretório Central dos Estudantes (DCE). Todos sabemos da importância dessa entidade que representa a categoria dos alunos no interior de uma Universidade, não precisamos justificar isto aqui pois seriaredundante expor sobre algo que todos já conhecem. O que queremos alertar aqui é sobre a função do DCE da UFMT. Será que a atual gestão tem cumprido a adequadamente a sua missão? Acreditamos que não, e por isso nos reunimos em um grande grupo de pessoas de todos os departamentos, e dos mais variados cursos do campus Cuiabá dessa instituição de ensino, para propor mudanças imediatas no rumo que a direçãoatual, que deveria ter nas mãos a condução dos nossos anseios, vem tomando. Eles estão na contramão do que precisamos e buscamos! E pedimos que você estudante, una forças conosco nessa busca por mudanças.

Você acredita que um DCE verdadeiramente compromissado com as causas estudantis que almejamos deve ter atrelamentos com partidos políticos? Nós também sabemos que não, mas a atual gestão donosso DCE parece desconhecer isso. Estão fazendo de nossa entidade histórica um palanque eleitoral na defesa de ganhos pessoais e políticos. Aqueles que escolhemos para nos representar estão representando dentro da UFMT o interesse de partidos, o que na maioria das vezes choca com os nossos próprios interesses, pois você acredita que uma gestão atrelada e coptada como essa, terá condições dedebater e enfrentar quando necessário o governo que eles representam? Nós também temos certeza que não, e queremos um DCE forte, independente e combativo, que esteja do nosso lado e não jogando contra nós.

Você acredita que um DCE independente e representativo deve ser submisso a reitoria? Agente também não. Propomos o dialogo com os nossos reitores e pro-reitores na busca de avanços e conquistaspara o conjunto de estudantes, mas também acreditamos que um DCE que esteja do nosso lado deve manter independência e autonomia em relação aos nossos gestores, e nos momentos precisos deve-se ter a coragem e a firmeza do enfrentamento que muitas vezes é necessária. Mas o DCE que temos ai é formado líderes que tomam cafézinho em reuniões fechadas com a reitora, e muitas vezes diz um silencioso sima tudo que é proposto de cima, sem nos consultar, sem sequer nos informar. O papel da liderança estudantil é o de representar, mas essa gestão “Solução/ Evolução” só representa o objetivo dos seus próprios lideres, em detrimento daquilo que desejamos para a UFMT.

Você acredita que uma gestão de DCE compromissada com os estudantes deve apoiar os professores na sua busca de melhores condiçõesde trabalho na universidade? Nós também acreditamos nisso. Mas a atual gestão deu as costas para o movimento que eclodiu em todo Brasil pelos docentes, e por quê? Essa é muito fácil de responder: Uma entidade compromissada com partidos políticos e atrelada a reitoria não pode enfrentar os seus “chefes”. Dessa forma ignoraram os professores no momento que mais precisavam, se recusando a dar apoiona luta, ao contrário do que fizeram os outros DCE's das demais Universidades Federais. Nós acreditamos que um professor quando trabalha em condições ideais tem mais motivação pra dar aula, vai ter tempo de preparar o programa com qualidade, vai ter mais compromisso e motivação em nos ajudar em nossos projetos e pesquisas, enfim, nós estudantes só temos a ganhar. Mas a atual gestão do DCE nãopensa assim, eles evitaram apoiar os professores para não pousar mau na foto com a nossa reitora que defendia o fim da greve mesmo sem nenhum ganho por parte dos professores, e a não causar incômodos nos partidos políticos que atuam e que conduzem a política nacional. Nosso grupo ao contrário apoio os professores, foi em caravana em três oportunidades junto com os professores protestar contra as...
tracking img