Bulling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Órgãos do Sentido
2. Os cinco sentidos fundamentais do corpo humano:O Paladar – identificamos os sabores; O Olfato – sentimos odor ou cheiro;O Tato – sentimos o frio, o calor, a pressão atmosférica, etc;A Audição – captamos os sons; A Visão – observamos as cores, as formas, os contornos, etc;Os órgãos dos sentidos recebem os estímulos (luz, som, gosto, cheiro, etc;) e os transmitem aocérebro, através de nervos sensoriais. O cérebro então entende a mensagem produzindo a sensação.
3. Órgãos encarregados para cada sentidoA língua – para a gustação; As fossas nasais – para o olfato;A pele – para o tato;Os ouvidos – para a audição; Os olhos – para a visão.
4. A pele e os receptores cutâneos:Os receptores sensoriais são formados por fibras nervosas, que se organizam formandodiferentes corpúsculos sensoriais. Alguns desses corpúsculos são encarregados da percepção do tato leve. Ex.: quando passamos a mão levemente sobre algum objeto, são esses os corpúsculos que permitem saber o formato do objeto ou se ele é áspero ou liso; estes corpúsculos são abundantes na palma das mãos e na planta dos pés.Corpúsculos de Meissner – tato;Corpúsculos de Krause – frio;Corpúsculos deRuffini – calor;Corpúsculo de Paccini – pressão;Terminações nervosas – dor.
5. A dor é percebida por terminações nervosas livres que chegam até a pele. Portanto estas terminações livres não formam corpúsculos sensoriais A pele é o maior órgão do corpo humano, num adulto sua massa é de mais ou menos 5kg, sendo formada por duas camadas: Epiderme – camada externa, formada por tecidoepitelial; as células epidérmicas mais superficiais são impregnadas de uma de uma proteína impermeabilizante; queratina que evita a desidratação e representa uma barreira para a penetração dos micróbios em nosso corpo.· Derme – Camada mais profunda, formada de tecido conjuntivo. A derme contém vasos capilares e terminação nervosa.
6. Tipos de glândulas encontradas na pele:Glândulas sudoríparas– produzem e eliminam o suor; Glândulas sebáceas – apresentam-se em forma de cacho e são menos numerosas que as sudoríparas, produzem e eliminam uma secreção gordurosa que lubrifica os pêlos da pele.
7. A língua e o Paladar:Distinguimos os sabores pelo sentido da gustação, chamado também de paladar. O órgão da gustação é a língua. A língua apresenta duas superfícies:· Superior oudorsal – tem numerosas rugosidades chamadas de papilas linguais; · Inferior ou ventral – apresenta-se relativamente lisa.
8. Nas papilas linguais existem terminações nervosas chamadas de corpúsculos gustativos, especializados em sentir o gosto. Estes corpúsculos acham-se espalhados por toda a língua. As papilas percebem quatro tipos básicos de gosto, mas cada sabor é sentido com maiorintensidade em determinada região da língua:· O doce é o salgado são percebidos com maior intensidade na ponta; · O azedo é percebido nas bordas; · O amargo é sentido na base.
9. As fossas nasais e o olfato:As fossas nasais são responsáveis pelo olfato. O homem e o macaco são animais com o olfato pouco desenvolvido, apesar disto somos capazes de distinguir certos alimentos ebebidas pelo cheiro. Na parte superior das fossas nasais, a mucosa que constituem as terminações do nervo olfativo.O ar transporta, até as fossas nasais, substâncias diversas que sensibilizam as células olfativas. Então a mensagem é conduzida pelo nervo olfativo até o cérebro, onde é interpretada.
10. Os ouvidos e a audição:A audição é a capacidade de ouvir sons. Os órgãos da são os ouvidos.Sons muitos agudos ou muito grave não são percebidos pelo ouvido humano.Os nossos ouvidos ficam encaixados nos ossos temporais. Cada ouvido possui três partes, que são: Ouvido externo, interno e o médio
11. Função de cada ouvido:· O ouvido externo – é formado por duas partes: pavilhão auricular (orelha), sua função é captar os sons, direcionando - os para o interior do conduto...
tracking img