Motores moleculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motores Moleculares
Esses motores são máquinas biológicas notáveis, que respondem pela maioria das formas de movimento que ocorre no mundo celular: atuam não só na contração das fibras musculares,mas também na locomoção das células, no transporte de variadas cargas no citoplasma e na divisão celular. E ainda, quando combinados com outros processos, permitem ao organismo como um todo se mover.Os motores moleculares são divididos pelos cientistas em diferentes tipos baseados em sua função e em sua estrutura. As três famílias principais são as miosinas, as cinesinas e as dineínas, e capa umadelas se subdivide em várias classes.
Os motores moleculares podem ser definidos como proteínas que convertem energia química em energia mecânica e a utilizam para modificar sua conformaçãoestrutural e, com isso, ‘andar’ ao longo de proteínas filamentosas que servem como ‘trilhos’. Esse movimento é feito em passos nanométricos. Diversos membros dessas famílias ainda não foram totalmentecaracterizados, e alguns são conhecidos apenas por sua seqüência genética. Sabe-se, porém, que a estrutura básica dos motores moleculares apresenta três regiões funcionais, ou domínios: ‘cabeça’(ou motor),‘pescoço’ e ‘cauda’.
O domínio motor é o que promove a transformação de energia química em energia mecânica (levando à mudança conformacional). O motor molecular realiza isso usando uma molécula detrifosfato de adenosina (ATP): essa molécula é quebrada, e a energia é liberada é empregada na geração de movimento. O ATP é a moeda energética mais usada nas células – poucos motores moleculareseventualmente usam, nesse processo, outros compostos ricos em energia, como o trifosfato de guanosina (GTP), por exemplo. Outra função do domínio motor é ligar a miosina, cinesina ou dieneína ao seucitoesqueleto específico. Outras funções foram atribuídas aos motores moleculares, como tráfego intracelular, migração celular, transporte de vesículas, movimento de vacúolos e, ainda, ações sensoriais e...
tracking img