Motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motores de corrente continua
Todo motor elétrico é movido pelo principio do eletromagnetismo, mediante os quais condutores situados num campo magnético e atravessados por correntes elétricas sofrema ação de uma força mecânica, ou eletroímãs exercem forças de atração ou repulsão sobre outros materiais magnéticos. Desta forma, um campo magnético pode exercer força sobre cargas elétricas emmovimento. Como uma corrente elétrica é um fluxo de cargas elétricas em movimento num condutor, sendo assim, todo condutor imerso num campo magnético sofre a aplicação de uma força.

No motor existem doisimãs. O eletroímã tem algumas vantagens sobre um ímã permanente:

1) Podemos torná-lo mais forte.
2) Seu magnetismo pode ser criado ou suprimido.
3) Seus pólos podem ser invertidos.

Um ímãpermanente tem os pólos norte-sul definidos. Um eletroímã também os tem mas a característica de cada pólo (norte ou sul) depende do sentido da corrente elétrica. Quando se altera o sentido dacorrente, a posição dos pólos também se altera; do norte para o sul e de sul para norte.
Um dos eletroímas de um motor tem uma posição fixa; está ligado à armação externa do motor e é chamado campomagnético. O outro eletroímã está colocado no eixo de rotação e tem o nome de armadura. Quando se liga o motor, a corrente chega à bobina do campo, determinando os pólos norte e sul. Há, também, o fornecimentode corrente ao ímã da armadura, o que determina a situação norte ou sul dos seus pólos. Os pólos opostos dos dois eletroímãs se atraem, como acontece nos ímãs permanentes. O ímã da armadura, tendomovimento livre, gira, a fim de que seu pólo norte se aproxime do pólo sul do ímã do campo e seu pólo sul do pólo norte do outro. Se nada mais acontecesse, o motor pararia completamente. Um pouco antesde se encontrarem os pólos opostos, no entanto, a corrente é invertida no eletroímã da armadura, (com o uso de um comutador), invertendo, assim, a posição de seus pólos; o norte passa a ser o que...
tracking img