Motor de corrente alternada (ac)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 5
PASSO 1
Motor de C.A. é motor elétrico isso é dirigido pelo corrente alterna. Consiste em duas porções básicas, uma parte externa estacionária estator tendo as bobinas fornecidas com a corrente da C.A. para produzir um campo magnético girando, e um interior rotor unido ao eixo de saída que é dado um torque pelo campo girando. Há dois tipos de motores de C.A., dependendo do tipo de rotorusado. O primeiro é motor synchronous, que gira exatamente na freqüência de fonte ou em um submultiple da freqüência de fonte. O campo magnético no rotor é gerado pela corrente entregada com os anéis deslizantes ou o a por um ímã permanente. O segundo tipo é motor de indução, que gira ligeiramente mais lenta do que a freqüência de fonte. O campo magnético no rotor deste motor é criado peloinduzido atual.
O motor linear é uma categoria dos motores de indução em que o rotor fica fixo e a armadura se move. Ou seja, trata-se de um campo magnético que se movimenta, atuando sobre placas condutoras inseridas neste campo. São divididos em duas categorias: de baixa aceleração e de alta aceleração. Também podem ter seção transversal circular, como a maioria dos motores de indução, ou serarranjados como placas longitudinais, paralelas e sobrepostas. São utilizados, por exemplo, para mover portas deslizantes (baixa aceleração), para transportes (alta aceleração), para a propulsão de naves espaciais (verticais, alta aceleração), para aceleração de partículas e outros.
O par de forças cria uma influência rotacional, ou torque, que gira a bobina. Se o condutor for dobrado em forma de aro,então os dois lados do aro, que estão em ângulo reto em relação ao campo magnético experimentarão forças em sentidos opostos. Uma corrente elétrica em um campo magnético experimentará uma força. Os motores reais possuem diversos aros montados em uma armadura para fornecer um torque mais uniforme.
Um motor rotativo é um motor de combustão interna, como o motor do seu carro, mas funciona de um modocompletamente diferente do motor a pistão convencional.
Em um motor a pistão, o cilindro faz alternadamente quatro trabalhos diferentes: admissão, compressão, combustão e escapamento. Um motor rotativo faz os mesmos quatro trabalhos, mas cada um acontece em um setor específico da carcaça. É mais ou menos como ter um cilindro dedicado a cada um dos quatro trabalhos, com o pistão se movendocontinuamente de um para o outro.

|
PASSO 2
Máquinas síncronas
Um dos tipos mais importantes de máquinas elétricas rotativas é o Gerador Síncrono, esta máquina é capaz de converter energia mecânica em eléctrica quando operada como gerador e energia eléctrica em mecânica quando operada como motor.
Os Geradores Síncronos são utilizados na grande maioria das Centrais Hidroeléctricas eTermoeléctricas.
O nome Síncrono se deve ao fato de esta máquina operar com uma velocidade de rotação constante sincronizada com a frequência da tensão eléctrica alternada aplicada aos terminais da mesma, ou seja, devido ao movimento igual de rotação, entre o campo girante e o rotor é chamado de máquina síncrona (sincronismo entre campo do estator e rotor).

Maquinas assíncronas
Motor de indução é um motorelétrico construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes.
Os motores de indução são máquinas elétricas, concretamente máquinas assíncronas.
A máquina assíncrona roda a uma velocidade superior a velocidade de sincronismo, quando funciona como gerador assíncrono e roda a uma velocidade sempre inferior a de sincronismo, quando funciona como motor assíncrono.
Qualquer dasmáquinas (síncrona ou assíncrona) pode funcionar em corrente alternada monofásica, bifasica (pouco usual) e ainda trifásica.
O motor assíncrono tem, atualmente, muitas aplicações, tanto na industria como em receptores eletrodomésticos, dada a sua grande robustez, baixo preço, arranque fácil, não possuir coletor (órgão delicado e caro, existente nas maquinas de corrente continua), não produzir...
tracking img