Motor dahlander

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Máquinas Elétricas II

1.

2.

3. 4. 5. 6.

Introdução ao funcionamento y Modificação do número de polos dos motores C.A. y Limites ao alterar a velocidade do motor Motores assíncronos de várias velocidades y Motores de comutação de polos  Enrolamentos independentes  Enrolamento único y Mudança no número de polos y Agrupamento das fases na ligação Dahlander  Ligaçãoestrela, dupla estrela  Ligação triângulo, dupla estrela y Casos de serviço  1° caso  2° caso  3° caso Propriedades gerais dos motores Dahlander Dispositivos de comutação polar y Diagrama de acionamento Conclusão Bibliografia

Índice

1. Introdução
y Motores com comutação polar
Os motores com comutação polar são motores que usualmente possuem duas velocidades, onde a comutação é feita pormudança do número de pólos do estator. É um sistema utilizado em motores de gaiola de esquilo onde o rotor se adapta automaticamente ao número de pólos do estator. A mudança do número de pólos pode ser feita de duas formas: com dois enrolamentos independentes ou com apenas um enrolamento religável (Dahlander). Esses motores são utilizados em elevadores, máquinas de lavar roupa, correiastransportadoras, etc.

2. Motor de enrolamentos separados
Baseado em que a rotação de um motor elétrico (rotor gaiola) depende do número de pólos magnéticos formados internamente em seu estator, este tipo de motor possui na mesma carcaça dois enrolamentos independentes e bobinados com números de pólos diferentes. Ao alimentar um ou outro, se terá duas rotações, uma chamada baixa e outra, alta. As rotaçõesdependerão dos dados construtivos do motor, não havendo relação obrigatória entre baixa e alta velocidade. Exemplos: 6/4 pólos (1200 /1800 rpm); 12/4 pólos (600/1800 rpm), etc. Devido à existência de dois enrolamentos a carcaça destes motores é maior do que a carcaça dos motores convencionais.

3. Motores com comutação de pólos, de enrolamento único (Dahlander)
Para simplificar as máquinascomutoras de pólos, foram desenvolvidos diversos tipos, que permitem obter com um único enrolamento, até 2,3,4 diferentes números de pólos. Grande parte destas ligações exige a retirada de numerosas derivações do enrolamento, com saídas no painel de ligações, e complexos dispositivos especiais para a comutação. Por isto é elevado o preço de tais motores e sua utilização é restrita a casos especiais.O sistema mais simples e o mais empregado de um enrolamento para comutação de pólos, é a ligação dahlander. Por meio desta ligação o motor apresenta duas velocidades na relação 2:1.

Motor Dahlander
O motor trifásico de indução tipo Dahlander é o motor cuja arquitetura interna das bobinas possibilita obter em um mesmo motor duas velocidades, sendo uma o dobro da outra. Mas o porque disso?Como o motor Dahlander trabalha disponibilizando as bobinas de forma a atuarem em ligações de pólos conseqüentes e pólos ativos, com isso podemos fazer com que dois grupos de bobinas, se obtenham quatro pólos; com quatro grupos de bobinas, se obtenham quatro ou oito pólos, e com seis bobinas, seis ou doze pólos.

Entre as vantagens trazidas pelo uso de motores com enrolamentos múltiplos, podemoscitar: 1. Em relação às transmissões: ‡ Aumentam o rendimento da instalação, pois eliminam as perdas nas transmissões e se simplifica o sistema; ‡ Simplificam ou até eliminam a aplicação de transmissão por engrenagens; ‡ Eliminam o ruído das transmissões dentadas; 2. Simplificam o comando automático dos processos de partida, parada e reversão; 3. Reduz as perdas relativas ao arranque e frenação; Quanto às desvantagens: 1. Mais caros e maiores que os motores de mesma potência de única velocidade; 2. Não se consegue atingir simultaneamente o melhor projeto em todas as velocidades; 3. Tem pior fator de potência; 4.Consumo relativamente elevado na partida.

Motores de comutação de polos
Nesse tipo de motor, a mudança dos números de polos pode ser feita através de enrolamentos...
tracking img