MOTIVACIONAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto















Plataforma
Motivacional














Março-2014
INTRODUÇÃO









DESENVOLVIMENTO

Podemos dizer que a motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano, afinal sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas como por exemplo estudar, fazer exercício físico, trabalhar, etc. Ela é considerada pelapsicologia um impulso/sentimento que faz que as pessoas tomem certas atitudes para atingir seus objetivos, fazendo que os indivíduos dêem o melhor de si, para conquistar o que almejam.

A motivação empresarial é um assunto tratado com muita importância dentro das organizações, pois através dela que se desenvolve a capacidade de motivar cada elemento da empresa para alcançar o seu sucesso profissional.Motivação e liderança são conceitos que estão intimamente ligados. Um bom líder deve estar motivado e ao mesmo tempo, deve ser capaz de motivar sua equipe.
No trabalho ela é considerada um conjunto de motivos que se manifestam na conduta de um indivíduo, influenciando a disposição que o funcionário de uma empresa tem para cumprir as suas tarefas. Quanto mais o colaborador estiver motivado,melhor vai cumprir o seu trabalho. Os responsáveis devem sempre motivar os seus trabalhadores, porque assim conseguem a probabilidade de um aumento na produtividade.
A motivação pode acontecer de duas formas, a intrínseca ou auto-motivação, que pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar. E também a motivação extrínseca, que é aquelagerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.
Na psicologia, Maslow criou sua teoria para motivação, dizendo que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas. Organizou tais necessidades da seguinte forma:
- Auto-realização
- Auto-estima
- Sociais
- Segurança
- Fisiológicas
Maslow organizou as necessidades em uma pirâmide,colocando em sua base as necessidades mais primitivas e básicas. Há uma diferença qualitativa entre as necessidades básicas e mais elevadas: as primeiras são necessidades defectivas ou deficitárias, ou seja, baseadas na falta e devem, assim, ser saciadas para evitar um estado indesejável, enquanto as necessidades dos níveis mais altos da pirâmide são necessidades de crescimento. Estas necessidades nãobuscam ser saciadas para se evitar algo indesejável, mas para se alcançar algo mais desejável.
As primeiras necessidades são mais importantes que as demais até que seja satisfeita. Após satisfeita, essa necessidade não motiva mais o comportamento, sendo assim, a próxima mais alta torna-se predominante. A partir dessa teoria, a pessoa encontra-se em um processo de desenvolvimento contínuo, ondeelas tendem a progredir ao longo das necessidades, e buscam atender uma após a outra com o objetivo de alcançar a auto-realização. A auto-realização não está, necessariamente, no topo da hierarquia, pois ela depende essencialmente dos motivos internos de cada pessoa, devido a fatores como idade, meio social ou personalidade.
Para Maslow a pirâmide era dividida da seguinte forma.
Pirâmide asnecessidades de Maslow




Já Frederick Herzberg, entendia que a motivação é alcançada através de dois fatores:
Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los, ou seja, está associado à satisfação, atendendo as atendem suas necessidades básicas da hierarquia.
Fatores motivacionais que são internos, ou seja, sãosentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos, ou seja, a motivação, que são fatores atendem a necessidades que estão no topo da hierarquia das necessidades.
A motivação vem do trabalho e não apenas do ambiente. Existem fatores que explicam como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho influenciam a motivação e a...