Motivacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O interesse nesse projeto de negócios surgiu da necessidade de solucionar o problema de rotatividade dos funcionários do estúdio fotográfico da empresa Adelaide Hespanhol, a qual atende pelo nome fantasia Fotomais. O problema foi identificado a partir de entrevistas feita com dois funcionários e uma ex-funcionária da empresa.

No decorrer do projeto apresentaremos a empresaem sua estrutura e organização, discutiremos o problema da alta rotatividade da empresa a partir da visão dos autores Chiavenato, Nascimento e Stewart. Indicaremos também, a solução para o problema da empresa a partir da implementação de práticas motivacionais para os funcionários como o aumento da porcentagem das metas.

Objetivamos neste estudo, investigar/analisar as causas da rotatividade dosfuncionários do estúdio da Fotomais e os motivos que os levam a desligar-se da empresa, analisaremos também, como o problema da alta rotatividade dos funcionários vem afetando não só a qualidade dos serviços, bem como, a lucratividade da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO


2.1 A Empresa


O objeto de estudo desta pesquisa é a empresa ADELAIDE HESPANHOL DA SILVA ME, CNPJ 08.025.320/0001-08, queestá localizada no município de Cariacica, na Avenida Expedito Garcia, nº 82, em Campo Grande. A empresa é mais conhecida pelo nome fantasia Fotomais e atua no mercado capixaba desde março do ano de 2006, oferecendo serviços de books, fotografias para documentos em geral, revelação de fotos, além do comércio varejista de artigos fotográficos e de informática (câmeras digitais, álbuns, molduras,pendrive, mouse, teclado, etc.). A Fotomais ainda tem uma filial que fica localizada no bairro da Glória no município de Vila Velha.

A empresa em sua organização está dividida por setores, os quais são: atendimento/vendas, estúdio fotográfico e um laboratório de revelação de fotos. A Fotomais tem uma área de 30m², é composta por 11 funcionários e um gerente que cumprem uma carga horária de oitohoras diárias, sendo que três desses funcionários estão ligados no setor do estúdio divididos nas funções de fotógrafa, contato e vendedora.

Os serviços mais procurados pelos clientes são: fotos para documentos e books para gestantes, aniversários de 15 anos e acompanhamento para bebês.

Segundo o gerente, a empresa tem como seus principais fornecedores a Kodak, a Multilaser e a Noritsu. Eapresenta um faturamento de aproximadamente 100 mil reias.

2.2 O Problema


De acordo com as pesquisas feita com o gerente disponível em (anexo1), com a ex-funcionária disponível em (anexo 2) e com a funcionária da empresa Fotomais disponível em (anexo 3) constatamos que o problema de rotatividade vem acontecendo no setor do estúdio da empresa.

Ao analisar as entrevistas identificamos queo problema está relacionado à falta de motivação dos funcionários, essa desmotivação relaciona-se com o não cumprimento das metas. A empresa paga uma porcentagem de 3% pela meta atingida no valor de 23 mil reais que é feita pelo trabalho total da equipe; se a equipe não atingir a meta, só é pago o salário do mês.

O setor que antes apresentava lucro de aproximadamente vinte e três mil reaismensais, hoje está vendendo somente dez mil reais, ou seja, houve um declínio nas vendas com um prejuízo significativo de 13 mil reais, isso decorrente da alta rotatividade dos funcionários.

É importante também destacar, que a rotatividade gera custos relacionados aos desligamentos dos funcionários da empresa. Os desligamentos na empresa Fotomais apresentam-se com mais frequência no período decontratação de experiência. Neste caso, em um período de três meses do funcionário na empresa, o gestor para efetuar seu desligamento teria um custo total de R$ 936,81 disponível em (anexo 4).





2.3 Levantamentos de Literatura


Segundo Chiavenato (2004)

Ninguém trabalha de graça, como parceiro da organização, cada funcionário está endereçado em investir com trabalho, dedicação e...