Moticavao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO

Segundo Robbins (2002, p. 145) “a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”. Entende-se, portanto que a motivação é uma força interna que se transforma dependendo do momento, durante toda a sua existência, e desta maneira os seus objetivos ganham força,desta forma quando se afirma que a motivação, a motivação é algo interior significa que está dentro de cada pessoa, e por este motivo somente a própria pessoa tem a capacidade de realizar essa façanha de motivar-se.

As organizações se utilizam de diversos métodos de motivação com a finalidade de somar a eficiência e eficácia de seus colaboradores. Isto acontece porque nas organizações amotivação tem relação diretamente proporcional com a produtividade e o lucro discrepando totalmente da real conceituação e compreensão dos estudiosos neste campo de estudo.

A administração em sua funcionalidade não consegue realmente descentralizar a motivação do colaborador, do dinheiro, isso acontece porque estas raízes estão profundamente fundamentadas na administração científica de Taylor,desvirtuando o que realmente é motivação.

Os colaboradores estão na maior parte de seu tempo nas organizações, direcionando os seus esforços para as organizações. Portanto, fundamentamos nos seguintes fatores4 que interferem nos mecanismos da motivação que são:

1. Salários; 2. Auto-estima e reconhecimento; 3. Relacionamento entre os colaboradores; 4. Promoções, treinamentos e capacitações; 5.Benefícios; 6. Segurança; 7. Condições de estrutura física e ferramentas nos locais de trabalho

Bergamini (1997, p.189) explica que “o trabalho desenvolvido pelas diferentes pessoas tem sentidos diferentes para cada uma delas e esse sentido parece ligado ao conjunto de suas necessidades motivacionais.” Entende-se que existem diversas formas de chegar ao mesmo resultado, isso vai depender damotivação intrínseca das pessoas, das necessidades individuais, dos conhecimentos, habilidades e experiências de cada um. Não basta apenas ter líderes, chefes, gerentes, se o colaborador não estiver pronto, nada fará com que ele fique motivado.

6-IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:

Taylor, engenheiro mecânico foi considerado o “Pai da Administração Científica” tinha o seu foco baseado naeficiência e eficácia operacional na administração da produção, usava-se o raciocínio que identificava a forma mais eficiente de realizar tarefas repetitivas, mas que buscava motivar os funcionários em troca de incentivos salariais, relacionados ao que cada um produzia. Nota-se neste modelo que quando mais elevada a produtividade dos empregados, maiores seriam os ganhos salariais. Este estudofundamentava-se na forma mais competente da realização de tarefas, buscava motivar os empregados em troca de incentivos salariais, catalogados na produtividade onde cada um deles aludia que empregados eram apáticos e somente o dinheiro conseguia motivá-los.

A suposição básica era que os administradores compreendiam o trabalho melhor que os trabalhadores, que eram essencialmente preguiçosos e sópoderiam ser motivados pelo dinheiro. (STONER E FREEMAN, 1982, P.322)

Atualmente muito gestor ainda tem essa forma de pensar. Grande parte das organizações acredita que a parte financeira é o principal elemento de motivação das pessoas. Num primeiro momento essa idéia deu certo, no entanto os modelos motivacionais evoluíram em seus pensamentos, porém todos agregaram antigos modelos mentais. Nomodelo das relações humanas, o

4 Idem p.145 foco da motivação era a prioridade das necessidades sociais do empregado, tornando-o agente de transformação.

Sendo assim o modelo tradicional dava ênfase em motivar os trabalhadores para tarefas repetitivas, o modelo das relações humanas buscava justamente o oposto: mostrar que esse tipo de atividade desmotiva ainda mais o empregado e que...
tracking img