Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias e organização do tempo e do espaço na Educação Infantil
Ao ingressar na escola a criança precisa encontrar oportunidade de jogo e prazer, uma vida social mais ativa, onde prevalece a colaboração e um ambiente geral propicio. Tudo isso, junto com uma rotina educacional é o que irá dar-lhe contentamento, segurança, sentido de autonomia, confiança em si mesma, ao colocá-la emcondições de fazer experiências ao nível de sua capacidade e necessidades. O objetivo deste trabalho foi analisar as indicações lúdicas rotineiras voltadas para as crianças e orientar os caminhos a seguir na seleção adequada dos temas para programação deste ensino, pois tanto o cuidar como o educar na educação infantil podem proporcionar uma aprendizagem voltada para o ato de brincar. Nesse brincarestá a verbalização, o pensamento, o movimento, gerando canais de comunicação e de aprendizagem.


Introdução

A expansão da Educação Infantil tem ocorrido de forma acelerada nas ultimas décadas, e a sociedade está mais consciente da importância das experiências vivenciadas na primeira infância.

É preciso repensar as metodologias existentes procurando possibilitar àscrianças ampliar suas singularidades e linguagens corporais, cognitivas, afetivas e emocionais.

Para tal, o professor poderá criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e re-significarem novos sentimentos, valores, idéias e papes sociais com responsabilidade e qualidade.

Considerando que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e seu objetivo é odesenvolvimento integral da criança, é necessário metodologias voltadas para o afeto e rotina que contribuam para promover e ampliar as condições necessárias para o desenvolvimento do exercício da cidadania nas crianças.

Essas metodologias devem considerar as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das mesmas.

Em busca dessas metodologias iremos pensar emestratégias e atividades que superem o trabalho tradicional.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, que representa um avanço para esta etapa do ensino ao buscar soluções educativas para a superação como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos,respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

Maria Carmen Diez Navarro transmite sua experiência com crianças da educação infantil e suas vivencias dentro da sala de aula. De forma intuitiva e criativa na sua pratica pedagógica, propicia que as crianças se desenvolvam dentro de um ambiente onde as trocas afetivas, o respeito às regras e aos outros sejamprioridades. Demonstra grandes conhecimentos teóricos, embasando sua pratica pedagógica na pedagogia de projetos e na teoria de Piaget. Para o desenvolvimento seu método, a autora utiliza projetos de trabalho dos mais variados assuntos: elefantes, piratas, serpentes, profissões, esportes, dinossauros.

Portanto, um professor apaixonado pelo que faz, constrói junto com as crianças umaaprendizagem mais rica e diversificada, integrando o saber ao prazer de descobrir o mundo através do brincar com criatividade e alegria. Esta integração é fundamental para o desenvolvimento de crianças saudáveis, conscientes e autônomas.

Segundo Maria Carmen Silveira Barbosa, o estudo das rotinas na educação infantil foi analisado como instrumento de controle do tempo, do espaço, das atividades edos materiais e estão em profunda relação com a construção da modernidade, e que somente a partir de uma reflexão contextualizada é que se poderá re-significar a sua importância em um projeto político pedagógico.

Um dos objetivos propostos é evidenciar abordagens teóricas que fundamentem uma metodologia voltada para a Educação Infantil e que afeto e rotina são necessários nas praticas...
tracking img