Morfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO
As unidades gramaticais foram distribuídas em classes de palavras distintas a partir de alguns critérios que são discutidos, desde a antiguidade até hoje. Porém, categorizar não é uma tarefa tão simples, já que uma mesma palavra pode transitar entre duas classes diferentes, portanto o que definirá sua função será o contexto. Do resultado das contribuições de vários estudiosos aolongo dos anos surgiram as classes de palavras hoje conhecidas. A tradição gramatical brasileira apresenta o modelo de classificação de palavras em 10 grupos: substantivo, adjetivo, artigo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
Essas classificações são baseadas segundo o critério semântico que irá tratar do sentido da classe, morfológico que irá dizer se aspalavras condizentes com a classe serão variáveis ou invariáveis, sintático que abordará a função da classe da palavra e, por último, o critério pragmático que informará quais são os fins e a utilização da classe abordada. Os estudiosos usaram esses critérios de avaliação para descrever a estrutura da língua portuguesa.
Porém, resta saber se os gramáticos seguiram os critérios da lógica e dalinguística quando formularam as definições. Sendo que o critério da lógica diz que a definição deve explicitar a característica essencial do objeto definido, além de ser clara, objetiva e afirmativa. E o critério da linguística diz que toda definição, obrigatoriamente, deve ser explícita, fornecer elementos necessários à aplicação, ter linguagem adequada ao seu público alvo e descrever fatos reais da línguasem deixar transparecer a opinião pessoal do autor da definição. Como também, se as classificações propostas são justificadas ou só há repetição do que o tradicionalismo ditou.
Segundo Perini, as falhas ocorridas na gramática tradicional são, em geral, na sua inconsistência teórica e falta de coerência interna, no seu caráter predominantemente normativo, e no enfoque centrado no dialeto padrãoescrito, com exclusão de todas as outras variantes da língua. Nossa pesquisa tem por finalidade analisar criticamente algumas classes de palavras da Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, verificando se o autor atendeu aos critérios de lógica proposto por Hegenberg (1974, p. 27), em Definições: termos teóricos e significados, e da linguística formulado por Perini (1996, p. 55), emGramática descritiva do português. Sendo ela destinada a estudantes do ensino fundamental e médio e professores, pretendemos verificar também se sua linguagem é condizente com esse público.

2 - ANÁLISES DAS DEFINIÇÕES DE BECHARA
2.1 Substantivo
[...] é a classe de lexema que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeirolugar, substâncias (homem, casa, livro)e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura), estados (chegada, entrega, aceitação). (BECHARA, 2009, P. 112)
2.1.1 Analisando a definição proposta
Analisando a definição de substantivo, percebe-se que o conceito de Bechara é claro e objetivo, e se enquadra nos princípioslingüísticos adequados. Do ponto de vista lógico, o autor não utiliza metáforas, utilizando uma linguagem direta e de forma afirmativa, o que não causa ambigüidades. No entanto, vai contra Hegenberg ao fazer com que o definiendum apareça também no definiens, fazendo com que a definição seja circular. Para se adequar ao que Hegenberg diz, o termo a ser definido não pode aparecer na definição..Analisando a partir da lingüística, a definição apresenta termos técnicos de difícil compreensão para a maior parte dos leitores aos quais se dirige, alunos do primeiro e segundo graus. Dificilmente esses alunos saberão o sentido das palavras lexema, objetos substantivos e substâncias, levando à sua incompreensão. Neste caso, a definição de Bechara é contrária aos critérios de Perini, que diz que a...
tracking img