Morfologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Biologia : Morfologia Vegetal
Introdução
. Objectivos
No âmbito da disciplina de Biologia, foi-nos proposto a realização de uma actividade experimental sobre as várias estruturas dafolha e caule e raiz.
Nesta actividade pretendemos observar ao microscópio óptico, cortes transversais de folhas monocotiledóneas, de raízes dicotiledóneas e de caules monocotiledóneas em preparaçõesdefinitivas, identificando as diferentes estruturas de cada uma delas.
Espero que esta actividade esteja suficientemente clara para que assim alcance os objectivos desejados.
. Introdução teóricaAs plantas dividem-se em dois grandes grupos, dependendo do tipo de semente que produzem, podendo ser Gimnospérmicas, caso as suas sementes não estejam encerradas em frutos; e Angiospérmicas, para ocaso das suas sementes se encontrarem envolvidas por um fruto. Na classe das Angiospérmicas distinguem-se as subclasses monocotiledóneas e dicotiledóneas.
Estruturalmente, o Xilema é complexo porconstituir-se de diferentes tipos de células vivas e mortas. Os componentes mais característicos são os elementos traqueais, que conduzem água e solventes orgânicos e inorgânicos. Alguns dos elementostraqueais combinam as funções de condução com a de sustentação. O Xilema também possui elementos de sustentação (as fibras) e células parenquimáticas vivas, relacionadas com actividades vitaisvariadas. As fibras também podem reter seus protoplastos no Xilema funcional e então, combinar a função vital de acúmulo de amido com a função mecânica de sustentação.
Material
. Microscópio óptico
.Preparações definitivas de raízes, caules e folhas de monocotiledóneas e dicotiledóneas
. Folha de apontamentos e um lápis
Procedimento
1-Colocamos o microscópio óptico em cima da mesa pronto a serutilizado.
2-Observamos ao microscópio óptico as preparações definitivas de cortes transversais de folhas monocotiledónea, caules de monocotiledónea e raízes dicotiledónea.
3-Esquematizamos e...
tracking img