Morfologia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A aplicabilidade dos elementos da Morfologia urbana como categorias da leitura da cidade: o estudo do Plano Piloto de Brasília.
Resumo
O estudo da morfologia de uma cidade é uma maneira de se obter uma leitura sobre ela. A presente pesquisa teve como objetivo obter uma leitura da cidade de Brasília através da análise dos elementos morfológicos identificados no Plano Piloto. É nesse sentido queos conceitos dos elementos de análise morfológica de Phillipe Panerai (1983) e Kevin Lynch (1997) foram aplicados para a identificação, análise e interpretação das formas e usos Plano Piloto de Brasília e seus possíveis desdobramentos. A aplicação dos elementos de análise urbana resultou em mapeamentos que procuram propiciar uma leitura de como a sociedade se relaciona com a configuração espacialda cidade e a possível caracterização que conduz para tal relacionamento.

A Cidade de Brasília, atual capital do Brasil, teve o início de sua construção a partir de 1950, resultado de uma política de desenvolvimento, que pretendia favorecer a unidade territorial. O valor urbanístico do plano piloto de Brasília e de seus monumentos permite que seja considerado um marco mundial da arquitetura edo urbanismo, do intitulado movimento moderno.
Machado (1985) descreve Brasília como o resultado direto do urbanismo moderno que exigia não mais a reforma espacial das cidades, mas o projeto e a construção de uma cidade concebida como um todo. De acordo com Le Corbusier (1971), a concepção urbanística presente no projeto de Brasília é clara em relação a característica de separar espacialmenteas funções de habitar, trabalhar, cultivar o corpo e o espírito e circular.
O estudo da morfologia de uma cidade é uma maneira de se obter uma leitura sobre ela. A morfologia pode ser entendida como o arranjo de suas formas, bem como seus conseqüentes usos e apropriações. É nesse sentido que os conceitos dos elementos de análise morfológica de Phillipe Panerai (1983) e Kevin Lynch (1997) foramaplicados para a identificação, análise e interpretação das formas e usos Plano Piloto de Brasília e seus possíveis desdobramentos.
Assim, a presente pesquisa teve como objetivo obter uma leitura da cidade de Brasília através da análise dos elementos morfológicos identificados no Plano Piloto.
Para realizar a leitura da cidade, foram analisadas informações obtidas por meio de levantamento dedados secundários que abordavam como temas principais a história, a formação social e territorial da cidade de Brasília, assim como abordagens sobre questões culturais e turísticas. Esse levantamento auxiliou no entendimento inicial sobre forma da cidade e suas apropriações e usos. Para complementar e confirmar os dados também foram realizados trabalhos de campo, entrevistas, seguidos de mapeamentos econfecção de figuras para ilustrar e os resultados obtidos. Por ser um segmento da pesquisa de dissertação de mestrado da autora, a pesquisa encontra-se concluída.
A aplicação dos elementos de análise urbana resultou em mapeamentos que procuram propiciar uma leitura de como a sociedade se relaciona com a configuração espacial da cidade e a possível caracterização que conduz para talrelacionamento.

MORFOLOGIA URBANA
Para iniciar o assunto, me aproprio de Meneses (1996) ao afirmar que falar de morfologia, é remeter-se à três questões: cidade, morfologia (urbana) e imagem (de cidade). Sendo a morfologia o foco deste estudo, o mesmo autor ao falar sobre este conceito afirma que
não se pode considerar a morfologia como se fosse realidade autônoma, que encontrasse em si mesma suaprópria natureza e atributos. Assim, quer se trate de padrões gerais de organização do espaço, quer de elementos pontuais que o mobilizam, é preciso ir além do puro nível empírico, visual. (MENESES, 1996, p.148)

A morfologia urbana é condicionada e, ao mesmo tempo condiciona as formas de desenvolvimento espacial. Assim, conforme destaca Pereira (2007), a morfologia urbana pode ser entendida...
tracking img