Morfologia do brasil e relevo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA
Eras Geológicas:
Azoica: Primeiras rochas e à crosta, não se considera propriamente uma era geológica pos nesta era a Terra se consolidou.
Arqueozoica: Formação dos primeiros continentes e oceanos, primeiras formas de vida dentro dos oceanos, ausência de fósseis.
Proterozoica: Transformações na crosta terrestre provocadas por movimentos internos, formações metamórficas de reservasmetálicas, definição das formas vivas em animais e vegetais. – Arqueozoica + Proterozoica = Período Pré-Cambriano.
Paleozoica: Resfriamento da superfície com a formação de calotas de gelo, vida na superfície, com o aparecimento das primeiras florestas, formações carboníferas, surgimento dos primeiros anfíbios e répteis.
Mesozoica: Aquecimento da superfície terrestre em razão do efeito estufa,vulcanismo, grandes florestas com plantas gigantes, surgimento dos primeiros mamíferos.
Cenozoica:
• Terciário: Esfriamento da superfície com grandes calotas de gelo, desaparecimento dos denominados grandes répteis, formação dos continentes atuais e grandes cordilheiras.
• Quaternário: Glaciações, domínio dos mamíferos, surgimento do Homem; predomínio de sedimentações.

O planeta Terra écomposto de camadas:
Litosfera (crosta terrestre): Litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa (superficial), é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais. Camada sólida. Solo que pisamos.
Manto: O Manto é a camada da estrutura da Terra (que fica diretamente abaixo da crosta)
Núcleo: O núcleo é a camada mais interna. É constituídopor uma parte sólida (núcleo interno) envolvida por uma líquida (núcleo externo)
(Hidrosfera: é a camada de água da Terra. Pode ser encontrada nos três estados: líquido: mares, lagos, rios, lagoas – sólido: gelo, neve - ou gasoso: vapor d'água. Atmosfera: é a camada de ar que envolve a Terra.)

Rochas:
Se encontram na litosfera:
Ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pela solidificação domagma. Tais rochas podem ser intrusivas ou plutônicas se formadas no interior da crosta terrestre e extrusivas ou vulcânicas se formadas por meio de erupções vulcânicas na superfície (exterior). Ex: Granito e basalto. (Cristalinas)
Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila,sal-gema e calcário. Correspondem a maior parte do território brasileiro. Formam as bacias.
Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária). (Cristalinas)
Intemperismo: é um conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam àdegradação e enfraquecimento das rochas.

Morfologia do relevo brasileiro:
- Relevo composto por embasamento antigo (eras arqueozoica e proterozoica) Ausência de tectonismo (movimento das placas tectônicas), intensa ação dos agentes externos como a água, ar e vento, provocando erosão e sedimentação, predomínio de formas desgastadas como planaltos, planícies e depressões.

Classificação do RelevoBrasileiro I
As primeiras tentativas de classificação do relevo brasileiro datam de 1940 e foram feitas pelo professor Aroldo de Azevedo. Muito simplificadas, mereceram uma revisão feita na década de 1960 pelo professor Aziz Ab’Saber. Com as informações disponíveis por meio do Projeto Radam Brasil, empregou-se uma nova classificação proposta por Jurandyr Ross, elaborada em 1984.

Planaltos:‘’Plano alto’’ uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. Correspondem a maior parte do território brasileiro.
• Planaltos e chapadas da Bacia do Rio Paraná: Centro-sul do Brasil, terrenos sedimentares e balsáticos, ricos em terra roxa.
• Planaltos Residuais Norte- Amazônicos: fronteira do Brasil...
tracking img