Apostila de usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Tecnologia de Usinagem
Parte II: " Geometria da Cunha Cortante "






AUTORES:

Prof. MSc. Luiz Alberto Balsamo
Prof. MSc. Samuel Mendes Franco





03/2011





Apostila de Tecnologia de Usinagem - Parte II
" Geometria da Cunha Cortante "



1- INTRODUÇÃO


Esta apostila tem como objetivo oferecer um material para apoio didático no que serefere ao conhecimento básico da tecnologia aplicada no estudo da geometria da cunha cortante das ferramentas de usinagem, necessário as disciplinas de Operações Mecânicas II, Tecnologia de Usinagem I e Tecnologia de Usinagem II do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.


A Definição da geometria da cunha cortante segue as normas DIN 6581 –Geometria da Cunha Cortante das Ferramentas e NBR 6163 - Conceitos da Técnica de Usinagem-Geometria da Cunha Cortante.




2- NOMENCLATURA

Para o estudo da geometria da cunha cortante deve-se destacar primeiro a nomenclatura básica da ferramenta de corte, conforme segue:


Cunha cortante:
É a parte da ferramenta na qual o cavaco se origina através do movimento relativoentre ferramenta e peça. A cunha cortante é composta pelas arestas de corte que podem ser retilíneas, angulares ou curvilíneas.














[pic]


Figura 1: Ferramenta de corte




Superfícies:


a) superfícies de folga: as superfícies de folga também são denominadas de superfícies de incidência. São as superfícies da cunha cortante quedefrontam com as superfícies em usinagem.
b) superfície de saída: é a superfície da cunha cortante sobre a qual o cavaco se forma.


Arestas:


a) aresta principal de corte: é a aresta de corte cuja cunha de corte correspondente indica a direção do movimento de avanço no plano de trabalho.


b) aresta lateral de corte: é a aresta de corte cuja cunha de cortecorrespondente não indica a direção do movimento de avanço no plano de trabalho.


Ponta de Corte:


É a ponta na qual se encontram aresta principal e lateral de corte. A ponta de corte pode receber um arredondamento feito com um raio r , medido no plano de referência da ferramenta. De outra maneira pode ser executado um chanframento de largura lc, medido na superfície de saída.3. SISTEMAS DE REFERÊNCIA


Para a determinação da Geometria da Cunha de Corte das ferramentas podem ser usados dois Sistemas de Referência distintos:


3.1 Sistema de Referência da Ferramenta
É utilizado na determinação dos ângulos da Cunha Cortante para o projeto, execução, controle e manutenção das ferramentas, considerando-a como um elemento mecânico comum,completamente dissociado da máquina. Ele é constituído por três planos ortogonais que passando pelo ponto de referência da aresta cortante, são utilizados para a medição dos ângulos da ferramenta. São eles: o plano de referência, o plano de corte e o plano ortogonal de medida.

3.1.1 Planos do Sistema de Referência da Ferramenta


a) plano de referência:
É o plano que contém o ponto dereferência, sendo perpendicular à direção de corte, porém orientado segundo um plano, eixo ou aresta da ferramenta.
Observações:
1) para as ferramentas de torneamento e aplainamento este plano é geralmente paralelo à base da ferramenta;
2) para as fresas e brocas este plano passa pelo eixo de rotação e pelo ponto de referência.
3) para melhor representação dageometria da cunha de corte, o ponto de referência deve ser escolhido num ponto médio da aresta de corte.


b) plano de corte:
É o plano que passando pelo ponto de referência adotado, contém a aresta principal de corte ou no caso de aresta curvilínea é tangente a ela no ponto de referência e é perpendicular ao plano de referência.
[pic]
Figura 2: Sistema de Referência...
tracking img