Monumentos historicos de sao luis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA CRESCIMENTO
Aluno:Lucas Arruda Macedo Coelho
Série: 5º ano / Matutino
Professora: Andreia








ATIVIDADE DE HISTÓRIA

MONUMENTOS HISTÓRICOS DE SÃO LUÍS









São Luís
2012
Monumentos Históricos

Cais da Sagração.
Grande extensão de muralhas de avultada espessura, construída em alvenaria de pedra e reboco, que se estende desde a Praia do Caju até aRampa do Palácio. É interrompida por três rampas: Praia do Caju, das Palmeiras e, logo após, o Baluarte de São Cosme. Os muros são dotados de bancos embutidos. Em toda a sua extensão é circundado pela Av. Jaime Tavares, em belo trecho com arborização de coqueiros. As duas meias-laranjas correspondentes aos baluartes de São Cosme e São Damião do Castelo, ao lado do Palácio dos Leões, vêm quebrar seusentido retilíneo. O monumento da Pedra da Memória e o Coreto da Praia Grande estão nesse percurso. A construção do Cais teve como objetivo evitar a escavação e o desmoronamento do baluarte, facilitar a comunicação entre a Praia Grande e as ruas que terminam no mar, acabar com o pântano, que existia desde o Baluarte até os Remédios e, por fim, dar melhor estética à vista da cidade. Foi projetado sobinteresses do capitão general D. Diogo de Sousa, Conde do Rio Pardo. O escritor maranhense Josué Montello imortalizou-o no romance Cais da Sagração, em que exalta a figura do Mestre Severino.


Pedra da Memória.
Monumento erigido inicialmente no Campo de Ourique, em 1841, em comemoração à Coroação D. Pedro II. Depois da demolição do quartel e do completo abandono em que ficou o Campo deOurique, esse monumento, hoje instalado numa das meias-laranjas do Cais da Sagração, quase tomava descaminho não fosse a diligência em que se empenhou o escritor maranhense Joaquim Luz, por sua instalação no local em que atualmente se encontra.

Ceprama.
Localização: Rua São Pantaleão nº 1732.
Instalado na antiga Fábrica Cânhamo cuja edificação completou 100 anos em 1991, o centro produção ecomercialização do artesanato maranhense conta com um imenso galpão de comercialização de artesanato com 106 boxes, restaurante de culinária regional, bar no terraço da fábrica, galeria de arte e auditório. O pátio externo possui arena para apresentação de brincadeiras folclóricas, playground e restaurante popular. O CEPRAMA exerce um papel relevante no incentivo e na preservação das nossasmanifestações culturais, ao mesmo tempo em que se destaca como fator de geração de novos empregos e melhoria da renda para as camadas mais carentes da população.


Fonte das Pedras.
A Fonte das Pedras foi construída pelos holandeses no século XVII, mas a atual fachada de estilo colonial português é datada de 1832. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1963 e há umantigo portão que protege a entrada. A água jorra de carrancas esculpidas em pedra lioz. O local tem importância histórica para a cidade. Foi ali que a tropa liderada pelo comandante português Jerônimo de Albuquerque acampou antes da luta contra os franceses, que eram presididos por La Ravardière, em 1615. Anos depois, em 1641, a água da Fonte das Pedras foi canalizada pelos invasores holandeses,antes deles serem expulsos."


Fonte do Bispo.
Rua das Criolas, ex-Largo do Santiago, Bairro de São Pantaleão.
Dados Jurídicos: Prefeitura de São Luís. Construção: Século XII elemento de notável mérito histórico, tem seu nome originado em fato público de 1699, onde por divergência entreo o Bispo D. Frei Timóteo do Sacramento e o Governador do Pará, representado pelo Ouvidor Geral MateusDias da Costa, foi decretada a prisão domiciliar para o Bispo, em seu palácio, e este, sem poder receber visitas e renovar os meios de sobrevivência alimentar, rompeu o cerco e,de vasilha em punho foi apanhar água nessa fonte próxima à sua residência. Deu-se então o nome de Fonte do Bispo a essa nascente, que foi construída em pedra jacaré e tem sua porta revestida de cantaria. Sitiado em seu...
tracking img