Montesquieu analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE




















Salvador
2011
Biografia

Charles Louis de Secondat mais conhecido como Barão de Montesquieu, nasceu em 18 de janeiro de 1689 no Castelo de La Bréde nos arredores de Bordeaux, na França. Seu pai Jacques de Secondat descendia de família nobre de magistrados, sua mãe Marie Françoise Pesnel provinha de uma família de nobre de origem inglesa dedicada àprodução de vinhos. Foi educado no próprio lar até os onze anos, quando entrou no colégio de Juilly dos sacerdotes oratorianos e teve os contatos iniciais com a filosofia iluministas que tinha uma maneira peculiar de analisar a ciência, religião, política e a sociedade. Com dezesseis anos, entrou para Universidade de Bordeaux e cursou direito depois de formado mudou-se para Paris e continuou os estudos,mas teve que voltar após a morte de seu pai, cinco anos depois, para tomar conta da herança que tinha direito. Casou-se em 1715 com Jeanne de Lagartigue uma jovem calvinista com quem teve três filhos. Ficou responsável pela Câmera de Bordeaux para resolver questões jurídicas da região, enquanto exercia presidência da câmera resolveu estudar a fundo as áreas do direito romano, biologia e geologia.Publicou em 1721 sua primeira obra, As cartas persas onde retrata satiricamente a civilização francesa através da suposta correspondência de dois viajantes persas, nesta obra o autor critica as autoridades políticas e religiosa o que incomodava na sociedade francesa da época, bastante comum entre os iluministas. Depois do êxito alcançado com “As cartas persas” foi admitido nos grandes círculosintelectuais de paris e Montesquieu decidiu largar a vida jurídica para seguir como escritor, em seus estudos viajou pela Europa passando por Holanda, Alemanha e Itália ao voltar para sua terra natal redigiu sua obra prima literária” O espírito das leis”.

Contexto Histórico

Montesquieu viveu na época do absolutismo Francês, nascendo durante o reinado de Luís XIV (o Rei Sol), que governou a França de1643 a 1715. No campo cultural Montesquieu na condição de um dos maiores autores do século XVIII presenciou uma época de grande efervescência cultural, do iluminismo e da transição do barroco para o rococó, período em que a França era o maior centro cultural da Europa. Esse progresso só se deu por conta da excelente fase que o país estava passando, já que era uma grande potência ultramarina graçasao comercio com a Índia e Madagascar e as suas terras na América do Norte. No final do século XVII, no entanto a situação começa a piorar devido aos gastos excessivos da corte e as guerras em que a França começou a se envolver. A primeira delas, a Guerra da Grande Aliança (1688- 1697) gerou grande fome e insatisfação popular.
Pouco tempo depois em 1702 a França se viu forçada a se envolver naGuerra da Sucessão Espanhola, que trouxe mais gastos e desaprovação por parte da população. Em 1709 a França estava a beira da derrota, mais Luís XIV fez um apelo ao povo para salvar o país, ganhando um número substancial de recrutas, o exercito do país pôde lutar até 1714 quando ratificou os tratados de Rastatt e Baden com a Áustria terminando o conflito.
Um ano depois, em 1715 Luís XV assumiu otrono com apenas cinco anos, durante seu reinado houve dois regentes: o Duque de Orleans que liderou o país durante a guerra da Quádrupla Aliança (1718 – 1723); e o Duque de Bourbon que liderou o país durante um grande período de paz e prosperidade que durou até 1733 com as guerras das sucessões polonesas e austríaca, durante a guerra o regente morreu.
Assumindo o governo no meio da Guerra daSucessão Austríaca, Luís XV se mostrou um péssimo governante, trazendo mais gastos e descontentamento para o povo francês, o que contribuiria décadas mais tarde com a Revolução Francesa. Toda essa problemática no Estado Francês, além do surgimento da monarquia constitucional na Inglaterra no final do século XVII fez com que Montesquieu se interessasse e escrevesse sobre política.


Os três governos...
tracking img