Montar uma empresa de pizzaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA FORD DE PRODUÇÃO EM MASSA
Ford é considerado o criador do chamado sistema de produção em massa, centrado no conceito de linha de montagem, no qual os produtos são transportados dentro da fábrica, através das estações de trabalho, reduzindo o tempo de movimentação dos operários na busca de ferramentas e peças, aumentando a velocidade e ritmo de produção, de maneira padronizada eeconômica.
Fordismo é uma alusão ao nome do profissional que mais influenciou na criação desse modo de produção, o norte-americano Henry Ford, fundador da empresa que leva seu nome.
Antes do nascimento da Ford, o sistema de produção de automóveis era basicamente artesanal, composto por operários altamente qualificados, trabalhando de maneira descentralizada e utilizando máquinas de uso geral pararealizar uma série de atividades complexas, em todo o processo de produção de um carro (WOMACK, JONES e ROOS, 1992). Esse processo era demorado e imprevisível, apresentando baixa confiabilidade e custos elevados, o que tornava o automóvel um artigo de alto luxo, acessível a poucos.
O sistema de produção em massa foi, certamente, um grande avanço na tecnologia de produção, especialmente secomparado ao sistema artesanal existente anteriormente. Entretanto, a criação desse sistema não foi a única contribuição de Ford para a indústria automobilística. Para desenvolver seu sistema de produção, Ford foi forçado a desenvolver um complexo sistema de relações que extrapolaram o âmbito das fábricas e indústrias por todo o mundo, atingindo profundamente todo o estilo de vida das pessoas e dospaíses pelo mundo afora, influenciando não só o modo como as pessoas trabalham e obtém renda, mas também aquilo que consomem, admiram e o modo como vivem.
De maneira geral, o Fordismo envolve não só a criação do sistema de produção em massa, mas também a intercambialidade das peças e dos funcionários, a padronização de produtos, ferramentas e métodos de trabalho, a criação de relações trabalhistasmais estáveis, associados à integração vertical e à centralização do poder.
O Fordismo proporcionou grandes vantagens competitivas aos países e organizações que o adotaram. Através desse sistema de produção, foi possível expandir rapidamente a produção, reduzindo os custos unitários de fabricação, de modo a atender a grande demanda reprimida existente nos países em desenvolvimento. Diversasnações, lideradas pelos Estados Unidos, consolidaram sua posição enquanto líderes econômicas no planeta, graças aos aumentos de produtividade obtidos com o método fordista de produção — Inglaterra, Alemanha e França em especial —, tendo seu produto interno bruto aumentado significativamente durante os anos de apogeu do Fordismo.
Grandes investimentos foram realizados durante todo odesenvolvimento do Fordismo, de modo a ampliar a capacidade produtiva e conquistar novos mercados emergentes, gerando uma distribuição de renda e acelerando o desenvolvimento de outros setores, como transportes, construção civil, e indústrias de bens de capital.
Como decorrência da redução de preços e da geração de empregos, nasce uma classe de trabalhadores com poder aquisitivo e ansiosos por adquirirdiversos produtos, mesmo que tenham que abrir mão da qualidade — face ao grande índice de defeitos apresentado pelos bens produzidos pelo sistema fordista — e a customização dos produtos — os bens produzidos pelo Fordismo são altamente padronizados.
Por outro lado, o trabalho adquire um caráter monótono, rotineiro, onde o trabalhador passa a ser visto, de alguma forma, como um apêndice das máquinas,destinado a apertar seus botões e ativar seus circuitos, para produzir esses bens padronizados.
Culturalmente, o Fordismo está associado ao consumo em massa, padronização e barateamento não só dos produtos, mas também das artes e das culturas de um modo geral. O mundo passa por uma americanização, onde os principais bens de consumo são reflexos daqueles produzidos nos Estados Unidos, ou por suas...
tracking img