Monotrilho

Páginas: 6 (1331 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014



SERVIÇO DE TRANSPORTE EM MASSA
POR VIA ELEVADA
(Monotrilho de Poços de Caldas)




Jair dos Santos
Kamyla Oliveira Sette
Manoel Heitor dos Santos Trindade
Matheus de Freitas Muniz
Wagner Togni

Professor: Vinícius Santos Andrade



Poços de Caldas / MG
1o semestre de 2011
1. RESUMO
O Serviço de Transporte de Massa por Via Elevada, vulgo Monotrilho de Poços de Caldasse trata de um assunto onde nos dias atuais se tornou bem delicado devido ao seu não funcionamento e por conseqüência o aspecto visual desagradável que se tem ao transitar pela Avenida João Pinheiro.
Porém, devido a uma série de problemas encontrados no monotrilho, poucas vezes utilizado, levaram a sua paralização e até os dias atuais nada foi feito, nenhuma solução encontrada para resolver talproblema.
O propósito deste relatório é servir como instrumento de informação e, conseqüentemente procurarmos encontrar uma solução cabível diante da situação encontrada do Monotrilho de Poços de Caldas.

2. INTRODUÇÃO
Um projeto que teria tudo para ser sensacional e talvez único no país, com 11 estações, cerca de 20 km de extensão, ligando o Terminal Rodoviário ao Terminal Urbano. Um tipo detransporte que serviria para que não só a população, mas também os turistas que chegassem de ônibus, levando-os diretamente ao centro, não sem antes passar por pontos turísticos referenciais de Poços de Caldas, com visão privilegiada, por exemplo, do Palace Casino, Relógio Floral, Urca ou Vila Junqueira, entre outros.
Hoje encontramos uma obra inacabada, abandonada com falhas desde sua licitação,nos projetos, nas execuções das obras civis e também pela falta de comunicação e acordo entre a prefeitura e a empresa contratada e isso se tornou um problema de saúde publica.


Figura 1.2 (Lixo e pixações na estação do monotrilho).

3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A obra do monotrilho de Poços de Caldas teve sua aprovação para execução no dia 20 de agosto de 1981, pelo então prefeito dacidade Ronaldo Junqueira. Trata-se de uma concorrência pública em que se refere ao Edital n° 005/81-SPC (Anexo A) autorizando seu funcionamento pela Lei Municipal n° 3119 (Anexo B) onde se autoriza a concessão para a exploração de Transporte de Massa por Via Elevada na cidade para a empresa Ferreira & Sarti, sendo o representante legal pela mesma o Sr. Juracy Ferreira.
De acordo com o contratocelebrado entre ambas as partes, a empresa Ferreira & Sarti é a responsável pelo projeto de execução e montagens e posteriormente a exploração dos serviços de Transporte de Massa por Via Elevada, obedecendo às disposições das Leis. Segundo o Contrato (Anexo C), este vale por 50 (cinqüenta) anos a partir da operação do sistema, não havendo nenhuma prorrogação do mesmo, chegando do fim do prazo fixado deacordo com o Projeto de Lei, os bens de qualquer espécie utilizados na concessão, passarão a integrar o patrimônio municipal.
O funcionamento do monotrilho deveria ser diário, em perfeito estado, nos horários estabelecidos em comum acordo pela Prefeitura atendendo a demanda de passageiros. A empresa contratada seria a responsável pelos riscos e perigos dos usuários desde a sua implantação.
O queaconteceu na realidade foi que a empresa concessionária se comprometeu em assumir várias obrigações, como por exemplo, execução de projetos paisagísticos e obras civis ao longo do percurso previstos pelo sistema.
Na tentativa de colocar o Sistema Monotrilho em funcionamento para servir a população e os turistas de Poços de Caldas o sistema foi colocado em funcionamento mesmo sem a conclusão detodas as obras, e no dia 23 de setembro de 2000 houve uma paralisação do sistema por 40 minutos, segundo OFCIO N° 202/00 SPC enviado pela contratada para esclarecer melhor o ocorrido houve apenas uma paralisação do sistema por cerca de 10 minutos na composição devido ocorrência de uma falha no sistema motriz decorrente da constatação de água no óleo diesel, sendo esse combustível comprado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monotrilho
  • Monotrilho
  • Monotrilho
  • monotrilho
  • Monotrilho
  • Monotrilho
  • Monotrilho
  • Monotrilho vitória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!