Monopolio e oligopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO
Instituto Unificado de Ensino Superior

ECONOMIA E MERCADO

Prof. Tony Stevao

TIPOS DE MERCADOS

* MONOPÓLIO

* OLIGOPÓLIO

DATA: 12 de Abril de 2012

Alunos:

1- Introdução
Omercado é uma forma de comercializar produtos e serviços entre pessoas físicas e jurídicas que tende a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Considerando o índice da oferta e da procura dosbens e serviços podemos determinar se o produto possui mercado de venda ou não. Para tal devemos levar em consideração alguns aspectos como as variáveis de mercado, maximização dos lucros pelasempresas, o preço e a quantidade do produto ofertado, o número de empresas que produzem determinado produto ou se há concentração da produção em algumas ou uma única empresa.
Um sistema de mercadofundamenta-se em comprar e vender bens e serviços. Teoricamente o mercado teria a concorrência perfeita se houvesse a transparência nas negociações de venda e compra, respeito à legislação e a livre entrada deempresas no mercado. Porém há a existência de um outro mercado onde de um lado existem alguns comerciantes que tendem a maximizar seus lucros e de outro lado temos os consumidores que buscam o menorpreço a pagar. Com tais características o mercado estruturou-se com outros dois tipos: o monopólio e o oligopólio.
2- Monopólio
No sistema mercadológico o Monopólio ( do grego “monos”, um, e“polein”, vender, significando “um para vender”) simboliza a ausência de concorrência na qual um único vendedor, produtor ou empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços equantidade aos que comercializam. Isso faz com que o monopolista opere sempre com lucros excessivos pois o preço cobrado será maior e a quantidade vendida menor. Em outra forma de concorrência imperfeita(outra denominação para o monopólio), para evitar a entrada de um concorrente na mesma faixa de mercado, o monopolista pode baixar seus preços inibindo outra oferta.
A existência do monopólio...
tracking img