Enfermeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO EM EDUCAÇÃO
Ana Claudia Santos de Almeida
SESMA/ Ações Educativas em Saude.
Artigo acadêmico apresentado ao Prof. Dr. Adauto Lopes da Silva Filho como requisito de avaliação na disciplinaMétodos de Investigação e Escrita Científica, ofertada pelo referido professor no Curso de Mestrado Supervisão e Formação de Professores para aproveitamento de créditos no Curso de Especialização comAcesso ao Mestrado em Gestão da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Ao se tratar do termo educação pode-se fazer uma relação aluno/professor em uma sala de aula de um espaçãodenominado escola, mas dando enfase ao termo, pode-se observar que educação vai muito além dos muros da instituição.
Alguns poucos concordariam que a escola é uma organização dedicada principalmente àeducação. Em contrapartida muitos afirmariam a força da influencia familiar ao se tratar da educação de convivencia. De outra parte, estão profissionais que tentam desenvolver e interagir nas orientações, comformas, conteúdos e mensagens em alguns casos utilizando-se dos meios de comunicação de massa. Desta forma questiona-se o poder desses meios na formação de opiniões e na definição de estilos epreferências. Fica evidente a contradição entre aceitar tamanha amplitude dos fenômenos educacionais e, ao pensar em intervir em educação, ter em mente apenas o universo da educação escolar.
A pretensão derealizar uma gestão adequada da educação requer que se saliente de início a existência de uma posição contraditória, apesar de corriqueira. Quando professores, educadores e técnicos de sistemasescolares falam de educação, costumam subentender que estão se referindo à educação escolar. Essa imagem restrita se contrapõe à idéia muito difundida e facilmente aceita de que a educação ocorre emmúltiplos lugares e que, além disso, também são múltiplos os agentes educativos (Ghanem).
Gerir é tomar decisões e outro aspecto importante da gestão da educação, além de sobre o que as decisões são...
tracking img