Monopolio resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monopólio
O Monopólio é uma estrutura de mercado no qual uma única empresa é produtora do bem e do serviço e seus produtos não tem substitutos próximos. A empresa monopolista define o preço e aquantidade de produtos ofertados para evitar a entrada de concorrentes no mercado ela baixa seus preços e aumenta a quantidade ofertada evidenciando outra característica dessa estrutura que é a difícilentrada de firmas concorrentes no mercado.
A curva de demanda monopolista irá retratar os pressupostos acima citados, nela a curva de demanda é igual a curva de demanda do mercado e a poucaelasticidade faz com que sua curva seja inclinadamente negativa. A receita marginal do monopolista é sempre menor que o preço do mercado, quando o monopolista abaixa o preço para vender mais a receita diminui,quando o monopolista aumenta a quantidade dos seus produtos mais produtos são vendidos e o preço cai.
Os critérios para a definição de um monopólio são 03: Critério técnico, critério estrutural ecritério legal. O governo estabeleceu políticas como a lei antitruste e a regulamentação de preço para evitar o efeito abusivo por parte dos monopólios.

Oligopólio
O oligopólio é uma estrutura demercado que mostra o domínio de determinados grupos de empresas no comércio de produtos e serviços. Essa estrutura de mercado não da muitas oportunidades para entrada de outras empresas nas atividadescomerciais, pois possuem muitas barreiras que impedem a participação das empresas no mercado. Por isso fica claro no oligopólio a presença de poucos vendedores oferecendo produtos idênticos ousubstitutos, logo, por se tratar de bens que tem grande substitubilidade, denominamos estes de bens elásticos.
Esse sistema de mercado não é viável para os consumidores, devido às barreiras na entrada parao mercado, então ocorre que, a concorrência diminuiu e os preços podem aumentar. A decisão de um vendedor ao agregar preço em seu produto influi bastante no comportamento econômico dos outros...
tracking img