Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Apresentamos neste trabalho um estudo qualitativo sobre a expressão da linguagem corporal de três políticos internacionais, em situações de coletiva com a imprensa – em momentos aleatórios. Neste caso, não importando o fato, mas sim, a contradição ou não com a linguagem falada. Para uma correta análise, empregamos nesse estudo a metodologia qualitativa, utilizando como base avisualização de um vídeo de trinta (30) segundos de cada um dos políticos, em situação de coletiva com a imprensa. Para uma correta compreensão do processo percorrido ao longo desta pesquisa, dividimos a mesma em cinco capítulos. Após esta introdução, nosso 2º capítulo apresenta o jornalismo político internacional, trazendo os principais autores pesquisados para este trabalho. No 3º capítulo,falamos sobre a expressão corporal e comunicação. O 4º apresenta a metodologia por meio da análise semiótica e pesquisa qualitativa e, no 5º, encerramos o trabalho apresentando as conclusões a que chegamos após o estudo.

1.1 TEMA

A leitura das atitudes e pensamentos expressos no comportamento das pessoas, ou seja, a linguagem corporal foi o primeiro sistema de comunicação usado pelo serhumano, antes mesmo da linguagem falada. A linguagem do corpo é o reflexo externo do estado emocional do indivíduo. Com isso, cada gesto e movimento pode ser fonte de informação sobre a emoção ou pensamento que a pessoa tem em determinado momento.
A leitura corporal se divide basicamente em três regras básicas: a leitura dos gestos em grupo, a coerência, bem como o contexto. A interpretaçãoda linguagem corporal não pode ser feita em função de gestos isolados ou isolando-os, mas sim, através do conjunto de gestos. Nessa primeira regra, assim como a linguagem oral – a linguagem do corpo tem palavras, frases e pontuação. A coerência trata da contradição ou não entre a oratória e expressão corporal. Ou seja, fala-se algo com a boca, mas o corpo contradiz ou ambos afirmam a mesma coisajuntos. Já o contexto propõe se a linguagem corporal de um indivíduo realmente condiz com a situação.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este estudo busca analisar três vídeos de trinta (30) segundos de coletivas de imprensa proferidas por três políticos internacionais, em momentos aleatórios. Neste caso, não importando o fato, mas sim, a contradição ou não com a linguagem falada. O primeiropolítico analisado é William Jefferson Blythe III conhecido como Bill Clinton, um político americano, que foi o 42º presidente dos Estados Unidos, por dois mandatos, entre 1993 e 2001. Antes de servir como presidente, Clinton foi governador do estado do Arkansas por dois mandatos. Tomou posse aos 46 anos e foi o terceiro presidente mais jovem a assumir a presidência dos Estados Unidos.
O segundopolítico em questão é Richard Milhous Nixon, o 37° presidente dos Estados Unidos de 1969 a 1974, e o único presidente a renunciar na história dos Estados Unidos. Na política interna, Nixon travou dura luta contra a inflação, mediante o controle de preços e salários e a redução dos gastos públicos. Renunciou em 9 de agosto de 1974, em virtude do escândalo Watergate, pouco antes da votação peloCongresso da cassação de seu mandato - o impeachment. Nixon só retornou à vida pública americana 20 anos depois. Morreu no dia 22 de abril de 1994, aos 81 anos e encontra-se sepultado em Richard Nixon Library and Birthplace, Yorba Linda, Condado de Orange, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Por conseguinte, o atual presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro) da Itália, SilvioBerlusconi. Também empresário e presidente do Milan, uma das maiores equipes do futebol italiano. Desde 21 de dezembro de 2010, Berlusconi está sendo investigado pelo caso Rubygate, por ter remunerado os serviços sexuais de uma menor de idade, a marroquina Karima El Mahrug, conhecida como Ruby, e por ter cometido abuso de poder ao obter a liberação da jovem após sua detenção por furto em maio....
tracking img