Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Celso Costa Kleist

GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM COMPORTAMENTO E CONTROLE DE PERDAS MOTIVADAS POR ACIDENTES DO TRABALHO

Taubaté - SP 2009

Celso Costa Kleist

GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM COMPORTAMENTO E CONTROLE DE PERDAS MOTIVADAS POR ACIDENTES DO TRABALHO

Monografia apresentada para obtenção Certificado de Especialização pelo Curso Engenharia deSegurança do Trabalho Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Universidade de Taubaté.

do de do da

Orientador: Profª. Esp. Maria Inez Gomes Capps

Taubaté - SP 2009

CELSO COSTA KLEIST

GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM COMPORTAMENTO E CONTROLE DE PERDAS MOTIVADAS POR ACIDENTES DO TRABALHO

Monografia apresentada para obtenção do Certificado de Especialização pelo Curso deEngenharia de Segurança do Trabalho do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Taubaté.

Data: ___________________ Resultado: _______________

BANCA EXAMINADORA

Prof .Ms.____________________ ___________________ Assinatura_____________________ Prof. Es._______________________ ___________________ Assinatura_____________________ Prof. Es.__________________________________________ Assinatura_____________________

Aos meus queridos pais, Ivete e Renato, que sempre me apoiaram e, acima de tudo, sempre me deram as oportunidades para atingir meus objetivos.

A minha amada mulher, Ingrid, pela compreensão, paciência e companheirismo na busca de nosso sonhos.

A equipe de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Pilkington, pela cumplicidade, amizade e confiança de toda aequipe de trabalho.

AGRADECIMENTOS

A Professora Maria Inez Gomes Capps, pela ajuda e orientação fundamental à realização deste estudo. Aos Professores Carlos Alberto Guimarães Garcez e João Alberto Barjel, que fizeram parte da banca julgadora deste trabalho. Ao Prof. Edson Fernandes Arapiraca, pelas oportunidades, orientações e confiança em meu trabalho. Aos amigos da empresa PilkingtonBrasil – Unidade Caçapava – por permitirem o aprendizado conjunto sobre o tema abordado e pela disponibilização das informações necessárias. A Pilkington Brasil, que disponibilizou uma bolsa-auxílio durante grande parte do curso. Aos meus amigos e colegas estudantes de Engenharia de Segurança do Trabalho, que enfrentaram os mesmos desafios e sempre que possível ajudaram uns aos outros. A todos os meusamigos, familiares e conhecidos, pois a vida se apresenta de uma forma menos tortuosa quando baseada em amizades, e não em rivalidades.

Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.

Mahatma Gandhi

RESUMO

O ambiente laboral é onde os trabalhadores passam a maior parte de suas vidas durante seu período produtivo, e podem estar expostos aos mais diversos riscos que constituem aorigem dos acidentes e doenças profissionais. A evolução contínua na busca da melhoria das condições de trabalho pode beneficiar empresa e trabalhador, minimizando acidentes e doenças, e promovendo formas dignas de trabalhos e de vida. Por sua vez, a visão prevencionista no que se refere à gestão de saúde e segurança do trabalho já é uma realidade na gestão das grandes empresas. Os benefíciosdecorrentes da redução dos índices de acidentes do trabalho já não se tratam mais de novidade para as lideranças destas grandes corporações. O principal objetivo deste trabalho é descrever como um modelo de gestão participativa é formulado em indústria vidreira, promovendo a adoção de indicadores de ações com foco em comportamento e controle de perdas motivadas por acidentes do trabalho. O trabalho foidesenvolvido através do estudo de caso em empresa líder mundial no beneficiamento de vidros de segurança para o setor automotivo, e demonstra, entre suas conclusões, indicadores de acidentes que comprovam a eficácia da adoção de uma gestão preventiva em relação à segurança e saúde do trabalho. Palavras-chave: Indústria Vidreira. Gestão Participativa. Comportamento. Controle de Perdas. Segurança e...
tracking img