Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECOMENDAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO



Relatórios Técnico-Científicos
Segundo a NBR – 10.719, define-se o relatório técnico-científico como umdocumento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. O relatóriotécnico-científico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função da responsabilidade de um organismo ou da pessoa aquem está submetido.
1. Estrutura do Relatório
a. Preliminares, ou pré-texto;
b. Texto;
c. Pós-liminares ou pós-texto
2. Disposição e seqüência
Os elementos que integram as trêspartes fundamentais do relatório técnico-científico, no caso o relatório de estágio supervisionado, devem ser apresentados na seguinte ordem:
a. Preliminares, ou pré- texto
i. Capa – modeloanexo
ii. Folha de Rosto – modelo anexo
iii. Folha de assinaturas – modelo em anexo
iv. Sumário: é o “Índice”, relaciona seus títulos e subtítulos. Usando-se a numeraçãoprogressiva para caracterizar os tópicos do relatório, consegue-se, com maior clareza, uma ideia da inter-relação e subordinação das partes. Os tópicos do sumário devem corresponder exatamente aos textos,na mesma seqüência.
v. Dedicatória (opcional);
vi. Agradecimentos (opcional);
vii. Lista de tabelas, gráficos ou figuras, quando existirem.




b. TextoCompreende os itens abaixo, que poderão formar um ou mais capítulos, ou ainda, vários itens reunidos em um dado capítulo.
i. Introdução: Constando dados gerais da empresa (no máximo de duas páginas)que facilitem a compreensão do relatório – limitada no máximo a 3 páginas:
1. organograma da empresa;
2. número de funcionários;
3. produtos que comercializa ou...
tracking img