Monografia taekwondo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario:

Agradecimento...................... Pagina 1
Resumo................................. pagina 2
Abstract.................................. Pagina 3
Introdução.............................. Pagina 4
O Taekwon Do....................... Pagina 5
Chegada ao Brasil......... .........Pagina 6
Taekwon Do olímpico............. Pagina6
Sistema de graduação........... Pagina 7
Faixas eseus significados.... Pagina 7
Juramento dos atletas............ Pagina 8
Espirito do Taekwon do.......... Pagina 8
Referenciais bibliográficos..... Pagina 9












1











“Agradeço a todos os professores funcionários colegas de classe pelo qual convivi durante meus 5 anos nesta escola.”













2

Resumo

Oriundo da Coreia o Taekwondonão só ajuda a manter a forma física como também ajuda a atingir a paz de espírito e a serenidade do induviduo que o pratica.
Supostamente surgido à milhares de anos como forma de defesa contra inimigo Foram desenvolvidos vários movimentos de defesa pessoal e contra-ataque, em que estas defesas se baseavam em sistemas de blocagens e os ataques em pontapés, socos e o uso de armas que é agora osignificado de Taekwondo.


















3
Abstract
Taekwondo originated in Korea not only helps maintain fitness but also helps achieve peace of mind and serenity of the individual practice.
Supposedly arisen for thousands of years as a defense against enemy movements have been developed for self-defense and counter-attack, in which these defenses were based on systemsblockade and attacks on kicks, punches and the use of weapons is now the meaning Taekwondo.



















4
Introdução

As artes marciais são a “arte da guerra”(referencia ao deus romano Marte,o deus da guerra). Assim, as artes marciais, segundo esta mitologia, são as artes militares ensinadas aos homens. Um dos primeiros registros tem origem oriental , shuai jiao (umestilo de luta livre tradicional antigo originado na China há mais de quatro mil anos). Com o passar do tempo as artes marciais foram evoluindo e se adaptando para cada lugar, criando assim uma grande diversidade em estilos das artes marciais.


















5
Tae Kwon Do

O termo Taekwon do significa caminho dos pés e das mãos.( 태권도) É umas das artes marciais mais antigas,tendo surgido a cerca de 1.300 anos. Foi um aprimoramento de artes marciais antigas praticadas nos reinos coreanos como Soo Bak, So Bak Hee e Tae kyon.
A Coreia era dividida em três reinos: Koguryo, Baek Je e Silla, Silla era o menor dos reinos e sofria constantes ataques e saques dos reinos maiores. Então um grupo de jovens e de militares se juntaram e treinaram aumentando a força física emental, criaram assim um exercito para se proteger dos invasores, o exercito tinha o nome de Hwarang Do(“caminho do irmão maior). Os membros do exercito tinham um código de honra, constituído por 5 itens: Obediência ao rei, Respeito aos pais, Lealdade para com os amigos, Nunca recuar diante do inimigo, Só matar quando não houver alternativa. Como complemento de treino eram aperfeiçoadas técnicasde arco e flecha, lança e espada, os tornado assim quase que invencível. Após vencer varias batalhas contra os reino maiores, Silla conseguiu unificar os três reinos criando assim a Coreia. A partir deste ponto o Taekwon Do passou a existir de fato, com o nome Tae Kyon.
Em 1909 com a invasão japonesa a pratica de Taekwon Do foi proibida (oque não impediu a pratica clandestina).Em 1955 com o fimda segunda guerra mundial e a retirada das tropas japonesas da coreia os coreanos voltaram a treinar até conseguir a união de diversas escolas e estilos, adotando então o nome de Taekwondo.
Ainda em 1948, o Taekwondo foi novamente afetado com a divisão da Coréia em sul e norte, situação que até hoje permanece. Devido a divisão surgiram duas linhas dessa arte marcial, destacando como a...
tracking img