Monografia sobre eletronicos submarino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução 1
2. Metodologia 2
3. Evolução Histórica da Logística 3
4. Conceituando: Logística, Logística Empresarial, Logística de
Manufatura, Logística Organizacional e Logística Reversa 5
5. O Papel da Logística 9
6. A Logística no Brasil 11
7. A Distribuição Física 14
7.1. A Distribuição Física no Brasil 16
7.2. Modais Pouco Utilizados no Brasil 18
8. Benchmarking22
9. O Comércio Eletrônico 25
9.1. Características do Comércio Eletrônico 26
9.2. Tipos de Informação nas Transações Comercias 29
9.3. Tipos de Comércio Eletrônico 31
10. Desafios Logísticos do Comércio Eletrônico 33
11. Serviços Logísticos no Comércio Eletrônico 39
11.1. Serviços de Entregas Expressas 39
11.2. Serviço Courier Postal 42
11.3. Serviço de Carga Expressa em Ônibus 4312. Estudo de Caso: Submarino.com 46
12.1. A Empresa e Sua História 46
12.2. Serviços e Atendimento 48
12.3. Recebimento 48
12.4. Tecnologia e Processo de Acolhimento de Pedido 49
12.5. Estrutura Física 50
12.6. Operações Especiais 50
12.7. Expedição 50
12.8. Entrega 51
12.9. Logística Reversa 51
13. Proposta 52
14. Conclusão 53
Referências Bibliográficas 54


1.INTRODUÇÃO

No meio empresarial nunca se falou tanto em logística como agora. Muitos fatores explicam essa tendência. De um lado, a maior preocupação com os custos nas empresas. De outro, como decorrência da maior competição pelo mercado consumidor, a necessidade de garantir prazos de distribuição e oferecer um melhor nível de serviço de forma geral. A crescente internacionalização da economia tambémleva à busca de condições de comercialização e de operação mais próximas das observadas no exterior. Outros aspectos, tais como a maior diversificação dos produtos, o uso cada vez mais intensivo da informática, o comércio eletrônico e o esforço crescente de exportação de produtos manufaturados, favorecem o desenvolvimento das modernas técnicas de logística em nosso País.
Atualmente, com a crescenteconscientização dos consumidores, os avanços tecnológicos e a influência cada vez maior da internet por meio do comércio eletrônico, a Distribuição passa a ser ponto chave e de grande atenção para as empresas que querem se destacar numa economia altamente competitiva, pois ela pode significar a conquista ou a perda definitiva do cliente. Não basta as empresas oferecerem um produto ou serviço dealta qualidade se a entrega desses for feita à revelia e em condições precárias, frustrando as expectativas do cliente. Um serviço eficaz ao cliente não se consegue somente através de empregados motivados, embora isso seja um pré-requisito, mas por meio dos sistemas logísticos que permitam a entrega do produto dentro dos padrões exigidos pelo cliente. Receber o produto dentro do prazo prometido,entregue no local correto e embalado adequadamente para que não sofra danos no transporte, são princípios básicos de uma distribuição bem elaborada num sistema logístico.
O objetivo deste estudo é apresentar os principais modais de distribuição e a influência do comércio eletrônico nesses modais, apresentando um Case e mostrando como esse tipo de comércio mudou a rotina da Logística dedistribuição nas empresas que passaram a vender pela internet.

2. METODOLOGIA

A realização do trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas e na internet, com foco na distribuição física de empresas de comércio eletrônico, a fim de conceituar o máximo possível e necessário sobre o assunto. Além desses, também foi feita uma visita a empresa de comércio eletrônico Submarino, para conhecer suaestrutura, ambiente e ter contato direto com seu dia-a-dia, utilizando as informações recolhidas no desenvolvimento do estudo de caso. O estudo de caso foi desenvolvido com base em entrevista com o gestor responsável pelo sistema de distribuição da empresa e seus colaboradores, com o intuito de enfatizar suas atividades e conhecimento sobre o assunto, foco principal do trabalho.

3. EVOLUÇÃO...
tracking img